27/11/2025 - 16:13
A BYD aproveitou o Salão do Automóvel de 2025 para lançar sua marca premium, a Denza. Conhecida aqui no Brasil pelo belo Z9 GT, a fabricante vai começar suas operações nacionais, na realidade, com o jipão B5. Este, por sua vez, foi incorporado à linha da Denza em apenas alguns mercados, já que, na China, ele faz parte de outro portfólio: da Fangchengbao, outra submarca focada em SUVs off-road. Mas aqui no Brasil ele é o Denza B5 e ponto final. Custa R$ 436 mil e estará nas lojas em breve.
+Denza Z9 GT vem aí: conheça a “peruona” de luxo com 965 cv
+BYD Atto 8 é maior que SW4 e mais rápido que Golf GTI; conheça
Como é o Denza B5?
Quadradão, e inspirado em ícones como o Land Rover Defender, ele é feito com chassi separado da carroceria, igual caminhonetes médias e grandes. Falando em tamanho, de parachoque a parachoque, o B5 tem 4,90 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e, como pede um modelo off-road, entre-eixos menor, de 2,80 m. Generosos ângulos de ataque (35º) e saída (32º), bem como os 22 cm de altura livre do solo e a tração nas quatro rodas, fazem dele um legítimo utilitário aventureiro. Ainda há bloqueio eletrônico dos três diferenciais: frontal, central e traseiro.

Quase 680 cv
Em matéria de potência, ele impressiona: 677 cv combinados, com torque total que supera os 77 mkgf, números dignos de caminhões. Todo esse poderio vem de três motores: um 1.5 turbo a gasolina sob o capô (cerca de 200 cv), um elétrico acoplado ao eixo dianteiro (272 cv) e outro elétrico junto do eixo traseiro (350 cv), os três administrados por uma transmissão automática dedicada a híbridos. Quando toda essa força é despejada para as quatro rodas, ele consegue cumprir a prova de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, embora a máxima seja limitada em 180 km/h.

Autonomia de até 1.200 km
O Denza B5 é híbrido plug-in, portanto tem baterias grandes e recarregáveis em fontes externas: 31,8 kWh de capacidade, autonomia elétrica de até 100 km (NEDC) e velocidade de recarga de até 100 kW nos melhores eletropostos. Considerando o tanque de 83 litros cheio de gasolina e carga completa das baterias, ele pode passar dos 1.200 km de alcance total (NEDC). Vale falar que, assim como em outros BYD PHEV, no Denza B5 o motor 1.5 turbo a gasolina atua mais como gerador do que tracionador. O impulso do carro é, em boa parte das vezes, garantido pelos dois motores elétricos.

Construção refinada
O SUVzão off-road é bem construído: tem baterias de tração integradas ao chassi (mais seguro e rígido na estrutura), suspensões independentes nas quatro rodas (tipo “Duplo A” nos dois eixos) e hidropneumáticas (controle hidráulico e pneumático da carroceria), amortecedores com carga autoajustável, freios a disco ventilado nas quatro rodas e capacidade de rebocar até 2.500 kg.
Luxos
No mais, é um carro de alto nível, ficando acima de qualquer BYD no quesito tecnologias ou equipamentos. Traz, como destaques, sistema de som Devialet com 16 alto-falantes, geladeira no console com aquecimento e refrigeração, forração interna em couro legítimo, bancos dianteiros com climatização e massagem.
Mais: câmeras 540º, tela de entretenimento para o copiloto (12,3”), painel de instrumentos digital (12,3”), multimídia com internet a bordo e conexões sem fio (15,6”), head-up display, 11 airbags, um enorme pacote ADAS, rodas aro 20 com pneus ATR de perfil 275/55, tampa elétrica do porta-malas, bancos traseiros com ventilação e aquecimento, entre outros.
Em breve nas lojas
Segundo a marca, o SUV B5 chega nas concessionárias dentro dos próximos dias em versão única. Por fora, pode ser pintado de dourado, verde, azul, cinza e preto. Já a cabine pode vir em bege claro, cinza claro ou cinza escuro.
















