18/09/2025 - 16:30
Você pode não conhecer a marca Denza, nem tampouco o Z9 GT, mas com certeza já ouviu falar da BYD. A primeira nada mais é do que uma divisão de luxo da segunda, que aqui no Brasil deve chegar em breve com alguns modelos diferenciados. Mais ou menos como atua a Zeekr, atualmente o braço-direito premium da Geely.
+Yangwang U9 Track Edition: como é o BYD elétrico que atingiu 472 km/h?
+Avaliação: BYD Song Plus 2026 ficou melhor do que a encomenda?

A marca “chique” da BYD começa a dar seus primeiros passos em solo nacional, e já expôs a “peruona” Z9 GT, mais uma shooting break nos moldes de Zeekr 001, num evento que comemorou os 50 anos da Revista Vogue no Brasil. Além de confirmar a presença do tal Z9 no nosso mercado, a Denza também vai trazer o SUV B5, ambos para serem vendidos em uma rede de concessionárias própria.

Como é o Denza Z9 GT?
Apesar de ser chamado de “coupé esportivo” pela Denza, o Z9 GT é claramente uma shooting break, daquelas peruonas com linhas mais esportivas e vidro traseiro inclinado. Uma moda que, vale falar, foi popularizada pela Porsche, com o Panamera. A marca parece se orgulhar do desenho fluído e requintado do modelo, tanto que associa ele frequentemente a uma escultura.

Na realidade, essa versão GT é uma variante do Denza Z9 “convencional”, esse sim um sportback de grandes dimensões e pegada luxuosa. Ambos têm pouco tempo de estreia mesmo na China: chegaram por lá em agosto de 2024, com preços que podiam ficar abaixo dos US$ 50 mil.

Foco na Europa
Desenvolvidos para o mercado mundial (especialmente europeu), os Denza D9 usam a moderna plataforma modular E³. No caso da perua, as dimensões chegam a assustar: 5,18 m de comprimento, 2 metros de largura e menos de 1,5 m de altura, com absurdos 3,12 m de distância entre-eixos. Para que se tenha uma ideia, o BYD Tan EV, SUVzão de sete lugares, tem 4,98 m X 1,95 m, com 2,82 m de entre-eixos.

Esse tamanho todo está impresso nas suas linhas, a exemplo das enormes lanternas traseiras. Apesar do amplo espaço interno, inclusive com assoalho plano em toda a cabine, o porta-malas da “peruona” não passa dos 490 litros, um tanto pequeno para seu porte. O interior esbanja acabamentos de primeira, linhas limpas e classudas, e traz telas grandes, ajustes elétricos, massagem e outras mordomias.
Mais de 950 cv
A motorização não podia ficar aquém. No exterior, o Z9 GT conta também com uma versão híbrida plug-in, mas a aposta para o Brasil deverá ser apenas na 100% elétrica. Essa, inclusive, é a mais poderosa: conta com três motores elétricos e tração nas quatro rodas (um motor vai na dianteira e outros dois na traseira), chegando a nada menos que 952 cv de potência total. O torque é de caminhão: 117,2 mkgf imediatos.

Graças a esses números, o Z9 GT demora apenas 3,4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de bons 240 km/h, número elevado para um EV. E se o tempo de aceleração é pequeno, a autonomia segue o caminho contrário: são 630 km pelo método CLTC, exclusivo da China. Isso graças a baterias de tração com 100 kWh de capacidade, que podem garantir 150 km de alcance em apenas 10 minutos de recarga (suporta até 166 kW).

A mecânica, como se espera, tem requinte digno do padrão do carro: as quatro suspensões são independentes (Duplo A na frente e Multilink atrás), os quatro freios são a disco ventilado, e a direção conta com assistência elétrica de peso regulável.

Bem tecnológico
Tecnologias? Não faltam. Desde eixo traseiro com rodas que esterçam em até 20º, modo “caranguejo” (o carro se desloca lateralmente em até 15º), suspensões pneumáticas inteligentes e adaptativas, até um belo pacote de assistentes de condução, que permitem direção e estacionamento semiautônomos.
Além disso, em pacotes mais recheados, o Z9 GT traz rodas aro 21, 14 litros de compartimentos refrigerados pela cabine, head-up display, ventilação e aquecimento para todos os ocupantes, massagem para todos os ocupantes, retrovisor interno com câmera, bancos em couro especial, sistema de som Devialet com 26 alto-falantes, monitoramento externo por 16 câmeras, entre outros.

Segundo a fabricante, mais detalhes sobre o Z9 GT e o SUV B5 vendidos no Brasil serão divulgados em breve, assim que a marca for lançada oficialmente por aqui. Quando isso deve acontecer? Dentro das próximas semanas.