Você pode não conhecer a marca Denza, nem tampouco o Z9 GT, mas com certeza já ouviu falar da BYD. A primeira nada mais é do que uma divisão de luxo da segunda, que aqui no Brasil deve chegar em breve com alguns modelos diferenciados. Mais ou menos como atua a Zeekr, atualmente o braço-direito premium da Geely.  

+Yangwang U9 Track Edition: como é o BYD elétrico que atingiu 472 km/h?

+Avaliação: BYD Song Plus 2026 ficou melhor do que a encomenda?

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

A marca “chique” da BYD começa a dar seus primeiros passos em solo nacional, e já expôs a “peruona” Z9 GT, mais uma shooting break nos moldes de Zeekr 001, num evento que comemorou os 50 anos da Revista Vogue no Brasil. Além de confirmar a presença do tal Z9 no nosso mercado, a Denza também vai trazer o SUV B5, ambos para serem vendidos em uma rede de concessionárias própria.  

Denza B5 – Foto: divulgação

Como é o Denza Z9 GT? 

Apesar de ser chamado de “coupé esportivo” pela Denza, o Z9 GT é claramente uma shooting break, daquelas peruonas com linhas mais esportivas e vidro traseiro inclinado. Uma moda que, vale falar, foi popularizada pela Porsche, com o Panamera. A marca parece se orgulhar do desenho fluído e requintado do modelo, tanto que associa ele frequentemente a uma escultura.  

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

Na realidade, essa versão GT é uma variante do Denza Z9 “convencional”, esse sim um sportback de grandes dimensões e pegada luxuosa. Ambos têm pouco tempo de estreia mesmo na China: chegaram por lá em agosto de 2024, com preços que podiam ficar abaixo dos US$ 50 mil.  

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

Foco na Europa

Desenvolvidos para o mercado mundial (especialmente europeu), os Denza D9 usam a moderna plataforma modular E³. No caso da perua, as dimensões chegam a assustar: 5,18 m de comprimento, 2 metros de largura e menos de 1,5 m de altura, com absurdos 3,12 m de distância entre-eixos. Para que se tenha uma ideia, o BYD Tan EV, SUVzão de sete lugares, tem 4,98 m X 1,95 m, com 2,82 m de entre-eixos.  

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

Esse tamanho todo está impresso nas suas linhas, a exemplo das enormes lanternas traseiras. Apesar do amplo espaço interno, inclusive com assoalho plano em toda a cabine, o porta-malas da “peruona” não passa dos 490 litros, um tanto pequeno para seu porte. O interior esbanja acabamentos de primeira, linhas limpas e classudas, e traz telas grandes, ajustes elétricos, massagem e outras mordomias.  

PreviousNext

Mais de 950 cv

A motorização não podia ficar aquém. No exterior, o Z9 GT conta também com uma versão híbrida plug-in, mas a aposta para o Brasil deverá ser apenas na 100% elétrica. Essa, inclusive, é a mais poderosa: conta com três motores elétricos e tração nas quatro rodas (um motor vai na dianteira e outros dois na traseira), chegando a nada menos que 952 cv de potência total. O torque é de caminhão: 117,2 mkgf imediatos. 

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

Graças a esses números, o Z9 GT demora apenas 3,4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de bons 240 km/h, número elevado para um EV. E se o tempo de aceleração é pequeno, a autonomia segue o caminho contrário: são 630 km pelo método CLTC, exclusivo da China. Isso graças a baterias de tração com 100 kWh de capacidade, que podem garantir 150 km de alcance em apenas 10 minutos de recarga (suporta até 166 kW).  

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

A mecânica, como se espera, tem requinte digno do padrão do carro: as quatro suspensões são independentes (Duplo A na frente e Multilink atrás), os quatro freios são a disco ventilado, e a direção conta com assistência elétrica de peso regulável. 

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

Bem tecnológico

Tecnologias? Não faltam. Desde eixo traseiro com rodas que esterçam em até 20º, modo “caranguejo” (o carro se desloca lateralmente em até 15º), suspensões pneumáticas inteligentes e adaptativas, até um belo pacote de assistentes de condução, que permitem direção e estacionamento semiautônomos.  

PreviousNext

Além disso, em pacotes mais recheados, o Z9 GT traz rodas aro 21, 14 litros de compartimentos refrigerados pela cabine, head-up display, ventilação e aquecimento para todos os ocupantes, massagem para todos os ocupantes, retrovisor interno com câmera, bancos em couro especial, sistema de som Devialet com 26 alto-falantes, monitoramento externo por 16 câmeras, entre outros.  

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

Segundo a fabricante, mais detalhes sobre o Z9 GT e o SUV B5 vendidos no Brasil serão divulgados em breve, assim que a marca for lançada oficialmente por aqui. Quando isso deve acontecer? Dentro das próximas semanas.