17/11/2025 - 14:00
Uma das próximas marcas chinesas que vai desembarcar no Brasil é a Denza. Braço da gigante BYD, ela foca em produtos mais refinados e luxuosos, acima de qualquer Song, Yuan, Dolphin ou Tan/Han que a BYD vende hoje no mercado nacional. De início, suas operações por aqui serão com dois modelos, o Z9 GT e o B5, que serão mostrados no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, agora em novembro. Mas, o que esperar?
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Na realidade, Denza Z9 GT e Denza B5 são produtos de submarcas diferentes dentro do Grupo BYD, mas que no Brasil vão dividir o mesmo espaço nas concessionárias. Já é algo que acontece em outros mercados, como em alguns da Europa, onde a Denza tem um de seus principais focos.
O Z9 GT é uma espécie de “peruona acupêzada”, mais ou menos nos moldes de Porsche Panamera, que promete luxo, estilo e desempenho, com perfil bastante europeu. Já o B5, na verdade, é um SUV off-road lançado originalmente pela Fangchengbao, outro braço da BYD na China.
Denza Z9 GT

O Denza Z9 GT até leva o título de “coupé esportivo”, mas seu visual entrega uma autêntica shooting brake. Perua grande, linhas baixas e vidro traseiro bem inclinado, um estilo que voltou aos holofotes com o Porsche Panamera. A marca chinesa faz questão de destacar o desenho fluido e sofisticado, tratando-o como uma escultura sobre rodas, desenhada pelo alemão Wolfgang Egger, que criou beldades para Alfa Romeo, Lancia, Audi, Lamborghini, entre outros. Ele está no Grupo BYD desde 2017.

A variante GT deriva do Z9 “convencional”, um sportback grandalhão. Ambos estrearam na China em agosto de 2024, com preços abaixo dos 50 mil dólares. Construído sobre a plataforma modular E³, o Z9 GT impressiona nas medidas: 5,18 metros de comprimento, 2 m de largura e entre-eixos gigantesco de 3,12 m. Para comparar, o BYD Tan EV parece até contido perto dele.

O estilo acompanha o tamanho, com lanternas traseiras enormes e interior luxuoso, cheio de telas, ajustes elétricos, massagem e acabamento de primeira. Apesar do porte, o porta-malas não passa de 490 litros.

A versão que interessa ao Brasil será a elétrica de três motores e tração integral. São 965 cv e 117,2 mkgf imediatos, garantindo 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e máxima de 240 km/h. A bateria de 100 kWh rende até 630 km de autonomia no ciclo CLTC e aceita recargas rápidas que garantem 150 km em apenas 10 minutos.
Tecnologia é outro ponto forte. O Z9 GT traz esterçamento traseiro de até 20º, suspensão pneumática adaptativa e um pacotão de condução semiautônoma. Nas versões mais completas, adiciona rodas de 21 polegadas, 14 litros de compartimentos refrigerados, head-up display, aquecimento, ventilação e massagem para todos os bancos, som Devialet com 26 alto-falantes e monitoramento externo por 16 câmeras.
Denza B5

O Denza B5 tem visual de jipão clássico, remetendo a Defender, Land Cruiser e outros ícones do off-road. Na prática, porém, ele é o Fangchengbao Bao 5 vendido na China. Lançado junto da marca, ainda em 2023, o modelo sempre apostou em robustez real.

Traz chassi separado da carroceria, opção de suspensão pneumática e dimensões generosas: quase 4,9 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,92 m de altura. No terreno acidentado, se destaca pelos bons ângulos de ataque e saída, além dos 31 cm de vão livre quando equipado com suspensão a ar.

A mecânica segue o mesmo espírito. O B5 utiliza um trem de força híbrido plug-in com motor 1.5 turbo e dois elétricos, um em cada eixo. Somam mais de 680 cv e 77,5 mkgf, com tração 4×4 permanente e bloqueios eletrônicos de diferenciais independentes. Mesmo pesado, beirando as 2,9 toneladas, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, com máxima limitada em 180 km/h.

A autonomia combinada chega aos 1.200 km, graças às baterias de quase 32 kWh, recarga rápida de até 100 kW e tanque gigante de 83 litros. Só no modo elétrico, são 125 km de autonomia pelo padrão CLTC.

Por dentro, o B5 repete o estilo das picapes Shark, com console central alto e multimídia rotativa de 15,6”. Há outras duas telas de 12,3”, uma para o cluster e outra para o passageiro. Completa o pacote um arsenal de assistentes, pneus BF Goodrich e rodas aro 18. Na China, parte de cerca de 35 mil dólares. No Brasil, porém, deve custar ao menos 380 mil reais, acima de um Song Plus Premium e entregando muito mais capacidade, força e tecnologia.








