Uma das próximas marcas chinesas que vai desembarcar no Brasil é a Denza. Braço da gigante BYD, ela foca em produtos mais refinados e luxuosos, acima de qualquer Song, Yuan, Dolphin ou Tan/Han que a BYD vende hoje no mercado nacional. De início, suas operações por aqui serão com dois modelos, o Z9 GT e o B5, que serão mostrados no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, agora em novembro. Mas, o que esperar? 

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Na realidade, Denza Z9 GT e Denza B5 são produtos de submarcas diferentes dentro do Grupo BYD, mas que no Brasil vão dividir o mesmo espaço nas concessionárias. Já é algo que acontece em outros mercados, como em alguns da Europa, onde a Denza tem um de seus principais focos.

O Z9 GT é uma espécie de “peruona acupêzada”, mais ou menos nos moldes de Porsche Panamera, que promete luxo, estilo e desempenho, com perfil bastante europeu. Já o B5, na verdade, é um SUV off-road lançado originalmente pela Fangchengbao, outro braço da BYD na China.  

Denza Z9 GT 

Denza Z9 GT - Foto: divulgação
Denza Z9 GT – Foto: divulgação

O Denza Z9 GT até leva o título de “coupé esportivo”, mas seu visual entrega uma autêntica shooting brake. Perua grande, linhas baixas e vidro traseiro bem inclinado, um estilo que voltou aos holofotes com o Porsche Panamera. A marca chinesa faz questão de destacar o desenho fluido e sofisticado, tratando-o como uma escultura sobre rodas, desenhada pelo alemão Wolfgang Egger, que criou beldades para Alfa Romeo, Lancia, Audi, Lamborghini, entre outros. Ele está no Grupo BYD desde 2017.

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

A variante GT deriva do Z9 “convencional”, um sportback grandalhão. Ambos estrearam na China em agosto de 2024, com preços abaixo dos 50 mil dólares. Construído sobre a plataforma modular E³, o Z9 GT impressiona nas medidas: 5,18 metros de comprimento, 2 m de largura e entre-eixos gigantesco de 3,12 m. Para comparar, o BYD Tan EV parece até contido perto dele. 

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

O estilo acompanha o tamanho, com lanternas traseiras enormes e interior luxuoso, cheio de telas, ajustes elétricos, massagem e acabamento de primeira. Apesar do porte, o porta-malas não passa de 490 litros. 

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

A versão que interessa ao Brasil será a elétrica de três motores e tração integral. São 965 cv e 117,2 mkgf imediatos, garantindo 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e máxima de 240 km/h. A bateria de 100 kWh rende até 630 km de autonomia no ciclo CLTC e aceita recargas rápidas que garantem 150 km em apenas 10 minutos. 

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Tecnologia é outro ponto forte. O Z9 GT traz esterçamento traseiro de até 20º, suspensão pneumática adaptativa e um pacotão de condução semiautônoma. Nas versões mais completas, adiciona rodas de 21 polegadas, 14 litros de compartimentos refrigerados, head-up display, aquecimento, ventilação e massagem para todos os bancos, som Devialet com 26 alto-falantes e monitoramento externo por 16 câmeras. 

Denza B5 

Denza B5 – Foto: divulgação

O Denza B5 tem visual de jipão clássico, remetendo a Defender, Land Cruiser e outros ícones do off-road. Na prática, porém, ele é o Fangchengbao Bao 5 vendido na China. Lançado junto da marca, ainda em 2023, o modelo sempre apostou em robustez real. 

Denza B5 - Foto: divulgação
Denza B5 – Foto: divulgação

Traz chassi separado da carroceria, opção de suspensão pneumática e dimensões generosas: quase 4,9 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,92 m de altura. No terreno acidentado, se destaca pelos bons ângulos de ataque e saída, além dos 31 cm de vão livre quando equipado com suspensão a ar. 

Denza B5 – Foto: divulgação

A mecânica segue o mesmo espírito. O B5 utiliza um trem de força híbrido plug-in com motor 1.5 turbo e dois elétricos, um em cada eixo. Somam mais de 680 cv e 77,5 mkgf, com tração 4×4 permanente e bloqueios eletrônicos de diferenciais independentes. Mesmo pesado, beirando as 2,9 toneladas, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, com máxima limitada em 180 km/h. 

Denza B5 – Foto: divulgação

A autonomia combinada chega aos 1.200 km, graças às baterias de quase 32 kWh, recarga rápida de até 100 kW e tanque gigante de 83 litros. Só no modo elétrico, são 125 km de autonomia pelo padrão CLTC. 

Denza B5 – Foto: divulgação

Por dentro, o B5 repete o estilo das picapes Shark, com console central alto e multimídia rotativa de 15,6”. Há outras duas telas de 12,3”, uma para o cluster e outra para o passageiro. Completa o pacote um arsenal de assistentes, pneus BF Goodrich e rodas aro 18. Na China, parte de cerca de 35 mil dólares. No Brasil, porém, deve custar ao menos 380 mil reais, acima de um Song Plus Premium e entregando muito mais capacidade, força e tecnologia.