31/07/2015 - 11:47
Quase 70 anos desde que o último Tucker Torpedo deixou a linha de produção de Chicago (EUA), o 52º e último chassi produzido do modelo foi finalmente completado, graças à força de vontade de um colecionador americano. Um trabalho que demandou cinco anos de garimpo de peças e muito trabalho artesanal.
Fã da marca, John Schuler sempre quis ter um Torpedo, mas esbarrava na resistência dos donos (afinal, foram 50 carros montados na época e mais uma unidade produzida com peças sobressalentes, nos anos 1980) e nos preços milionários dos exemplares que eram colocados à venda. Ele até conseguiu comprar um motor original, até descobrir, em 2010, um grande lote de peças que havia sobrado do leilão da massa falida da Tucker Car Corporation, em 1950. E entre elas estava o chassi de número 52.
O que parecia ser o fim de uma busca de anos na verdade era só o começo da aventura. Utilizado como banco de testes da transmissão automática da empresa (que teve só um exemplar construído), o derradeiro Torpedo era apenas um chassi vestido com uma carroceria incompleta.
O trabalho começou com a montagem do motor e da transmissão, além das portas dianteiras, para-choques e a parte traseira da carroceria, todas peças novas de época e que também saíram do mesmo leilão das sobras do fabricante. A frente do modelo foi retirada de um exemplar batido desde 1948, mas que fora preservado. Já outros componentes, como o teto, as portas traseiras e o assoalho, tiveram que ser produzidos artesanalmente, a partir de moldes das peças originais.
Apresentado em 1947, com a proposta de ser um carro de desenho e mecânica avançados, o modelo teve uma vida curta. Em menos de dois anos, a Tucker Motor Company fechou às portas, prejudicada por uma investigação de fraude do governo americano (do qual a empresa acabou inocentada). O Torpedo se destacava por detalhes como um farol central direcional e pelo motor, um boxer 5.4 de 6 cilindros e 168 cv, projetado originalmente para helicópteros, além da transmissão manual de quatro marchas, que utilizava atuadores elétricos para as trocas.
A história do modelo e do fabricante inspirou o filme Tucker: Um Homem e Seu Sonho (1988), dirigido por Francis Ford Coppola. Confira abaixo o trailer: