01/11/2011 - 0:00
VW CrossFox 1.6 sugerido/a partir de R$ 50.030
Emissão de CO2 –
158 g/km
Baixa
Com Etanol = zero
Ford ecosport XL sugerido/a partir de R$ 54.790
Emissão de CO2 –
166 g/km
Média
Com Etanol = zero
Renault Duster 1.6 16v sugerido/a partir de R$ 50.900
Emissão de CO2 –
183 g/km
Média alta
Com Etanol = zero
Assim como o Volkswagen CrossFox, Ford EcoSport e Citroën Aircross foram convidados a participar do comparativo contra o recém-lançado Duster. Mas Ford e Citroën não tinham unidades disponíveis para nossa avaliação. Líder de vendas, o EcoSport não poderia ficar de fora; por isso, emprestamos o modelo de um consumidor. Com essas limitações (já que o Citroën merecia estar na briga), está formado o primeiro embate dos off-roads urbanos 1.6 de tração 4×2 com a presença do novo Renault.
De um lado, o Duster com 115 cv (etanol); de outro, os já conhecidos CrossFox (104 cv) e EcoSport (107 cv). Apesar de, nas fotos, tanto o Eco quanto o Duster estarem em versões mais equipadas, as avaliações foram feitas considerando o modelo básico – o que não faz diferença em termos de desempenho, mas muda muita coisa quando se analisam equipamentos e preços. Mas, por enquanto, vamos falar apenas dos produtos.
No EcoSport e no CrossFox, a sensação a bordo é a de estar em um automóvel, não em um SUV. Apesar de você ficar mais alto, o espaço interno é o de um carro convencional. Isso porque os dois modelos são derivados de hatches compactos, e o interior reflete isso. No Duster, a experiência é outra. Além de o Sandero, modelo que lhe dá origem, ter mais espaço (graças à plataforma B0), ele teve o entre-eixos ampliado, e as medidas externas são maiores que dos rivais. Mas o painel traz o motorista de volta à realidade. O acabamento não é ruim, mas é inferior ao dos rivais. Lembra a simplicidade das primeiras gerações de EcoSport e CrossFox, com plásticos duros e soluções simples demais.
O Duster tem painel com acabamento mais simples que o dos rivais, lembrando a primeira geração deles, que, depois, evoluíram. No espaço interno, leva vantagem principalmente na largura da cabine, o que é bom para o quinto passageiro
O design do EcoSport já tem muito tempo de vida, e sua nova geração chega em poucos meses, totalmente renovada. O CrossFox, mais abaixo, tampouco é novidade – mas certamente mais atual
Rodando com os carros, o CrossFox leva a melhor. Mesmo mais alto, tem comportamento dinâmico de hatch e, apesar de ter quase a mesma potência do EcoSport, o torque maior, e em rotação mais baixa, somados à união perfeita com o câmbio, garantem uma tocada quase impecável. Contra o Ford, pesa o comportamento dinâmico menos equilibrado. Apesar de ir melhor que o Volks no off-road light, nas curvas a carroceria inclina demais. O conjunto motriz não é tão bem acertado e, mais pesado, o Eco é mais lento nas acelerações e retomadas. O Duster está no meio-termo: se aproxima do VW no desempenho no asfalto e do Ford ao encarar estradas de terra. Não inclina tanto nas curvas, responde com vigor ao acelerador, e as suspensões trabalham de forma eficiente nas irregularidades.
Agora, a parte que interessa ao bolso. Nova vitória do Volks, que oferece mais por menos. Em versão única de R$ 50.030, traz os itens de série mais importantes e fica devendo só o ar-condicionado, opcional (R$ 2.810). O resto está ali: airbag duplo, ABS, direção com assistência e dupla regulagem, rack de teto, banco com ajuste de altura… Para se ter o mesmo em equipamentos, é preciso comprar o Duster Dynamique (R$ 56.900) ou o EcoSport FreeStyle (R$ 60.730) – e, nesse caso, leva-se alguns itens a mais.
DERIVADOS DE HATCHES PEQUENOS, ECOSPORT E CROSSFOX TÊM ESPAÇO INTERNO MAIS LIMITADO QUE O DO DUSTER, QUE, EM COMPENSAÇÃO, TEM UM ACABAMENTO QUE DEIXA A DESEJAR
Além de não ter um preço tão atraente na versão básica, o Duster tem revisões mais caras. Mas a diferença não é grande. Enquanto o dono de um EcoSport gasta R$ 2,59 a cada 100 quilômetros e o de um CrossFox R$ 2,42, o comprador do Renault vai pagar R$ 3,57. Mas o Renault tem uma vantagem: enquanto os rivais obrigam o consumidor a voltar à concessionária a cada seis meses, ele exige as revisões uma vez por ano. Sendo assim, quem roda pouco – menos de 10 mil quilômetros/ ano – estará mais bem servido, já que as três primeiras revisões serão feitas em três anos, com custo de R$ 29,77/ mês. No Ford, o valor mensal será de R$ 43,11/mês e, no CrossFox, de R$ 40,27/mês. No preço de peças, o VW é mais caro; e o Duster, mais em conta.
O interior do EcoSport evoluiu ao longo dos anos, mas não é espaçoso como parece quando se vê o carro de fora
No CrossFox, os bancos são mais esportvos – e o acabamento interno está entre os melhores do segmento
Conclusão? Quem quer um carro mais alto, que transponha bem as irregularidades e ofereça uma tocada ágil na cidade, pode ficar com o CrossFox de R$ 50 mil que estará bem servido. Ele parece muito menor que o EcoSport, mas, por dentro, não é. Se para você o caráter off-road é o mais importante na hora da escolha, ou se precisa de mais espaço, o Duster é a opção mais acertada. Nesse caso, pague um pouco a mais, leve a versão top de linha e divirta-se. O EcoSport está prestes a mudar radicalmente. E, nesse caso, terá uma desvalorização muito grande. Pode não ser a melhor hora para comprá-lo.
Renault Duster 1.6 16V
Motor quatro cilindros em linha, 1,6 litros, 16V Transmissão manual, cinco marchas tração dianteira Dimensões comp.: 4,31 m – larg.: 1,82 m – alt.: 1,69 m Entre-eixos 2,673 m Porta-malas 497 litros Pneus 215/65 R16 Peso 1.202 kg ● Gasolina Potência 110 cv a 5.750 rpm Torque 15,1 kgfm a 3.750 rpm Velocidade máxima 163 km/h 0 – 100 km/h 12,3 segundos Consumo cidade: 10,4 km/l – estrada: 13,3 km/l Consumo real cidade: 8 km/l – estrada: 9,4 km/l ● Etanol Potência 115 cv a 5.750 rpm Torque 15,5 kgfm a 3.750 rpm Velocidade máxima 165 km/h 0 – 100 km/h 11,9 segundos Consumo cidade: 7,3 km/l – estrada: 9,3 km/l Consumo real cidade: 5,6 km/l – estrada: 6,6 km/l
VW CrossFox 1.6
Motor quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 8V Transmissão manual, cinco
marchas, tração dianteira Dimensões comp.: 4,03 m – larg.: 1,76 m – alt.: 1,63 m Entre-eixos 2,467 m Porta-malas 260 a 353 litros (banco corrediço) Pneus 205/60 R15 Peso 1.130 kg ● Gasolina Potência 101 cv a 5.250 rpm Torque15,4 kgfm a 2.500 rpm Velocidade máxima 173 km/h 0 – 100 km/h 11,3 segundos Consumo cidade: 11,4 km/l – estrada: 16 km/l Consumo real cidade: 8,8 km/l – estrada: 11,4 km/l ● Etanol Potência 104 cv a 5.250 rpm Torque 15,6 kgfm a 2.500 rpm Velocidade máxima 175 km/h 0 – 100 km/h 11 segundos Consumo cidade: 7,8 km/l – estrada: 10,9 km/l Consumo real cidade: 6 km/l – estrada: 7,7 km/l
O DUSTER TEM AS REVISÕES UM POUCO MAIS CARAS, MAS, PARA QUEM RODA POUCO, EXIGE VISITAS MENOS FREQUENTES ÀS CONCESSIONÁRIAS
Ford EcoSport XL 1.6
Motor quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 8V Transmissão manual, cinco marchas, tração dianteira Dimensões comp.: 4,24 m – larg.: 1,73 m – alt.: 1,63 m Entre-eixos 2,490 m Porta-malas 292 litros Pneus 205/65 R15 Peso 1.202 kg ● Gasolina Potência 103 cv a 5.500 rpm Torque14,5 kgfm a 4.250 rpm Velocidade máxima 158 km/h 0 – 100 km/h 14,5 segundos Consumo cidade: 11,6 km/l – estrada: 14,5 km/l Consumo real cidade: 11 km/l – estrada: 14,6 km/l ● Etanol Potência 107 cv a 5.500 rpm Torque 15,3 kgfm a 4.250 rpm Velocidade máxima 165 km/h 0 – 100 km/h 13,4 segundos Consumocidade: 7,6 km/l – estrada: 9,7 km/l Consumo real cidade: 5,9 km/l – estrada: 6,9 km/l
ELE FICOU DE FORA
Citroën Aircross – R$ 56.850
Motor 1.6 16V • 113 cv • 15,8 kgfm (etanol) 0 – 100 km/h n/d Velocidade máxima n/d Consumo médio n/d
Tem boa lista de itens de série, comportamento dinâmico e desempenho adequados, mais próximos do CrossFox e do Duster. Também oferece três anos de garantia.