16/12/2025 - 13:45
Já são quatro meses da existência do desmanche oficial da Stellantis, o Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças, que fica em Osasco, na grande SP. Inaugurado em agosto, ele aproveitou um nicho de mercado para que o Grupo fabricante de veículos também pudesse entrar na dança da comercialização de peças e componentes usados. Numa área de 3 mil m², ele tem capacidade para desmanchar mais de 8 mil carros por ano, e hoje conta com cerca de 4 mil peças em estoque.
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6 mil peças passaram pelo estoque do desmanche
Nesses 100 dias de operação do desmanche, 370 carros já foram desmontados, numa média de 125 por mês. Parte deles, vale falar, eram veículos de propriedade da própria Stellantis, proveniente de testes e frotas internas, que seriam destruídos. No total, mais de 6 mil peças passaram pelo estoque da empresa, sendo que mais de 1,6 mil já foram vendidas em canais físicos (34%) e digitais (66%), incluindo outras revendas parceiras.

Essa estratégia, de uma fabricante comercializar peças usadas, era inédita no Brasil até então. Acabou gerando 150 empregos diretos, após investimento de R$ 13 milhões. Nesse período, também tiveram benefícios ambientais: foram 246 toneladas de aço e alumínio reciclados, 16 toneladas de plástico reaproveitadas e 1 tonelada de cobre recuperada.

“Hoje, 100% dos materiais dos veículos desmontados são reaproveitados, incluindo fluidos, óleos, combustíveis e matérias-primas como aço, ferro, alumínio, cobre e outros metais nobres”, afirma, Alexandre Aquino, vice-presidente de Economia Circular para a América do Sul.
Como funciona o desmanche oficial da Stellantis?
Os veículos chegam ao desmanche, em sua maioria, por meio de leilões e passam por um processo de desmonte totalmente regulamentado. A primeira etapa ocorre na área de descontaminação, onde são retirados fluídos como óleos, combustíveis e outros resíduos, reduzindo riscos ambientais.

Na sequência, os automóveis seguem para a linha de desmontagem. Técnicos especializados realizam inspeções e testes para avaliar a condição geral do veículo e de seus componentes. A partir dessa análise, as peças em condições adequadas são separadas para reuso ou remanufatura.

Antes de serem destinadas ao mercado, as peças reutilizáveis passam por um processo de limpeza com produtos biodegradáveis. Cada item recebe identificação individual, com classificação técnica, valor de mercado e etiqueta de rastreabilidade emitida pelo Detran, o que assegura a procedência legal dos componentes.

Todo veículo desmontado é vinculado a uma carteira de desmonte, emitida por fornecedor homologado, que reúne até 49 grupos de peças com rastreabilidade total. O sistema registra informações sobre o veículo de origem, quem realizou o desmanche e a procedência das peças.
Além de atender às exigências dos órgãos reguladores, a Stellantis utiliza um sistema próprio de codificação e controle de qualidade. Além disso, a promessa é que, em breve, o Circular AutoPeças ainda conte com um e-commerce próprio.
