Destaques MOTOR SHOW 2007

CATEGORIA GERAL

Os concorrentes foram: todos os modelos vendidos e/ou avaliados por MOTOR SHOW até dezembro de 2007

1º Renault Logan

2º C4 Pallas

3º Novo Ka

A proposta da Renault de vender um carro espaçoso, com boa dirigibilidade pelo preço de modelos de entrada já seria suficiente para que o Logan fosse considerado o destaque de 2007. Mas, além disso, o carro se tornou sucesso de público. Destaque de vendas em tempo recorde, colocou a então combalida Renault no sétimo lugar do ranking de montadoras, antes da Toyota.

Considerando apenas automóveis (excluindo comerciais leves) a marca francesa fica na sexta posição, à frente da Peugeot. Tudo isso, em razão, principalmente, do sucesso do Logan. Na mesma linha (de oferecer mais pelo menor valor), o C4 Pallas da Citroën ficou como o segundo grande destaque do ano. Por menos de R$ 70 mil, ele oferece equipamentos e espaço de sedã top de linha. O terceiro colocado, o Ford Ka, inova ao oferecer a mesma carroceria reestilizada para todas as versões (inclusive as de entrada) e por trazer equipamentos extras quando comparado aos rivais.

VEÍCULO DE ENTRADA

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

Novo Ford Ka

Apesar de o Palio também ter sido reestilizado este ano, a versão Fire (que representa a maior parte das vendas do modelo) continua oferecendo apenas a carroceria antiga. O Ford Ka, ao contrário, premia o comprador com o mesmo design arrojado e moderno para todas as versões de acabamento, independente da motorização ou do preço, e ainda inova ao oferecer itens de série como trava elétrica e fechamento automático das portas como itens de série para todas as versões. Pode parecer pouco, mas, em se tratando de carros de entrada, é um diferencial frente aos rivais.

Principais concorrentes: Gol, Palio, Mille, Celta, Classic, Novo Ka.

O mais vendido: GOL

Fiat Punto

Quase chegou lá: SANDERO

Esta disputa dividiu as opiniões da equipe entre Punto e Sandero. Mais espaçoso e mais barato que o modelo da Fiat, o Renault merecia levar o prêmio de destaque, mas o Punto venceu por dois motivos: além de sua beleza unânime, o modelo começou a popularizar equipamentos de segurança como o ABS e o airbag (outros fabricantes o estão seguindo), além de ser o primeiro modelo compacto do País a oferecer o comando de voz para o sistema de entretenimento.

Principais concorrentes: Fox, Crossfox, Fiesta, Corsa, 206, C3, Polo Hatch, Clio Hatch, Sandero, Punto.

O mais vendido: FOX/CROSSFOX

Nissan Tiida

Quase chegou lá: VECTRA GT

O espaço interno, a motorização mais moderna, o projeto atualizado e a dirigibilidade irrepreensível do Tiida foram qualidades suficientes para desbancar o Vectra GT que, apesar de ser um modelo interessante no segmento e um dos lançamentos mais importantes do ano, utiliza uma plataforma mais antiga (a mesma do Astra) e tem um propulsor mais antiquado, que não oferece a dirigibilidade e o consumo contido do Nissan.

Principais concorrentes: Astra Hatch, Focus Hatch, Golf, Stilo, 307, Vectra Hatch, C4, New Beetle, PT Cruiser, A3, Nissan Tiida, BMW 120, Volvo C30

O mais vendido: ASTRA HATCH

Renault Logan

Quase chegou lá: SIENA

A reestilização do Siena foi uma das boas notícias do segmento em 2007. Mais encorpado, com pacote interessante de segurança e visual mais bonito, ele poderia ser apontado como o destaque de 2007 se não fosse o Logan. O modelo da Renault chegou arrebentando, com espaço digno de categorias superiores, maior conforto a bordo, motorização eficiente e um preço atraente. Seu visual exótico não foi suficiente para ofuscar tantos atributos que justificam sua compra.

Principais concorrentes: Corsa Sedan, Siena, Prisma, Fiesta Sedan, Clio Sedan, Logan

O mais vendido: SIENA

Polo Sedan

Talvez esta tenha sido a categoria menos disputada de toda a votação. Não porque o Polo Sedan seja um concorrente imbatível, mas porque os outros representantes da categoria se encontraram em situação complicada no ano de 2007. Astra e Focus estão carentes de uma reestilização que os aproxime, ainda que minimamente, de seus “primos” vendidos no restante do mundo. Já o modelo da Volks, é o único do segmento que, pelo menos, traz visual mais moderno. Fora isso, tem uma dirigibilidade bastante agradável e, com motor 1.6, oferece boa relação entre desempenho e consumo.

Principais concorrentes: Polo Sedan, Astra Sedan, Focus Sedan

O mais vendido: POLO SEDAN

Determinar qual o melhor carro do Brasil é uma tarefa ingrata. Eleições dificilmente são uma unanimidade e a minoria perdedora sempre apresenta argumentos bastante plausíveis para sua indignação. De qualquer forma, em um ano tão feliz para a indústria automobilística, com tantos lançamentos de peso e recordes de vendas (leia box na página ao lado), MOTOR SHOW não poderia se furtar à missão de eleger os principais destaques de 2007. E foi justamente o que fizemos este mês.

Reunimos a equipe de redação, dividimos o mercado em 17 categorias e partimos para uma votação interna para descobrir quais carros, na nossa opinião, brilharam mais no ano que acabou de terminar.

Considerando todos os modelos vendidos e/ou apresentados à imprensa até dezembro de 2007 e portanto divulgados na MOTOR SHOW até a edição passada, de janeiro de 2008, dividimos nossa escolha em duas partes. Na primeira, apontamos os grandes destaques do mercado, independentemente do segmento em que atuam. A essa categoria demos o nome de Geral e é a única com primeiro, segundo e terceiro colocados. Os vencedores foram, respectivamente, Logan, C4 Pallas e novo Ka.

Depois, dividimos o mercado em segmentos e as categorias definidas foram: veículo de entrada, hatch pequeno, hatch médio, sedã pequeno, sedã compacto, sedã médio, sedã grande até R$ 160 mil, sedã grande acima de R$ 160 mil, station compacta, station média, monovolume compacto, monovolume grande, picape pequena, picape média/grande, SUV até R$ 160 mil, SUV acima de R$ 160 mil e uma última a que chamamos de hoursconcours. Nessa categoria, consideramos todos os carros que avaliamos durante o ano de 2007 para eleger aquele que mais nos impressionou como máquina. Aquele que nos arrepiou enquanto apaixonados por automóvel. O carro que, independentemente do preço ou da potência, nos proporcionou uma experiência de pilotagem única.

SEDÃ MÉDIO

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

Citroën C4 Pallas

Quase chegaram lá: JETTA E SENTRA

Se a categoria de sedã compacto esteve entre as menos concorridas desta eleição, a de sedãs médios foi, com certeza, uma das mais disputadas. Campeã em lançamentos de peso, teve pelo menos três potenciais vencedores do título de destaque 2007. Jetta e Sentra quase chegaram lá, mas o C4 Pallas, pelas grandes dimensões, pelo que oferece de equipamentos e pelo preço que custa não poderia deixar de ser o grande “premiado”.

Principais concorrentes: Civic, Corolla, Vectra, Mégane, 307 Sedan, Sentra, C4 Pallas, Jetta, Bora, Marea, Santana

O mais vendido: CIVIC

Ford Fusion

Quase chegou lá: ACCORD

Em uma disputa deste nível fica difícil encontrar concorrentes desprezíveis. Mas aqui o custo/ benefício foi o fiel da balança na hora da escolha. Por oferecer luxo e sofisticação de carros top de linha com preço de modelos mais baratos, o Ford Fusion continua imbatível. Nessa mesma linha, está o Accord, um modelo de bom preço mas que peca por oferecer um pacote de equipamentos mais pobre e, por isso, não consegue o mesmo desempenho de mercado que o modelo vencedor.

Principais concorrentes: Fusion, Passat, Opirus, Cerato, Magentis, 407, Omega, Audi A4, C5, C180, S40

O mais vendido: FUSION

Toyota Camry

Novamente o custo/benefício se impôs na hora da escolha. Todos têm potencial, mas o Camry oferece excelente motorização (3.5 de 284 cv), espaço interno e nível de equipamentos acima da média por um preço pouco superior aos R$ 165 mil. O Mercedes Classe C200, por exemplo, o mais vendido desta categoria, oferece um motor 1.8 e cobra cerca de R$ 10 mil a mais.

Principais concorrentes: Passat, Mercedes C200, Mercedes E350, Mercedes CLS, Camry, BMW 320, BMW 325, BMW 530, BMW 550, Audi A4, Audi A6, Audi A8, Chrysler 300C, Volvo V50, Volvo S60, Volvo S80, Lexus ES350

O mais vendido: Mercedes C200 (desconsiderando Passat, que vende versões mais baratas)

UM ANO DE RECORDES

As vendas de carros novos no Brasil nunca foram tão boas quanto no ano de 2007. A marca de um milhão de veículos comercializados foi batida em 20 de junho, 37 dias antes que no ano anterior. Um mês depois, comemorávamos novo recorde. Em julho de 2007, chegávamos a 202.300 automóveis emplacados em apenas 30 dias. Era o melhor resultado do setor automotivo nos últimos 40 anos.

Em agosto, mais novidades. As vendas de carros novos chegaram a 1,5 milhão. No ano de 2006, esse patamar só havia sido alcançado no final do mês de outubro. A Anfavea já falava em fechar o ano com 2.450.000 veículos comercializados.

E quase chegamos lá. Terminamos 2007 com 2,3 milhões de unidades vendidas e com o crescimento espantoso de 27,8%. Mas houve quem conseguisse ir além. A Renault, por exemplo, cresceu mais de 40% e a Nissan dobrou suas vendas. Quem perdeu essa festa do crescimento (como a Toyota, que encolheu sua participação no mercado em 0,7%) vai sofrer em 2008 para alcançar a concorrência. Mas o novo Corolla está chegando e, ao lado do modelo compacto que a marca pretende lançar este ano, deve ajudar na recuperação.

STATION COMPACTA

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

VW SpaceFox

Sabe aquele ditado: “em terra de cego quem tem um olho é rei”? Pois é. Ele se enquadra perfeitamente no segmento das SW compactas. Com Palio Weekend e Parati em via de receber uma reestilização, a SpaceFox foi o destaque do ano. Bela, moderna e equilibrada, vendeu bem e não fez feio diante da concorrência. Apenas isso já lhe garantiu o direito ao título. A 206 SW também mereceu ser lembrada por sua dirigibilidade agradável e pela versão “off-road”, uma das melhores do segmento. No entanto, também está com visual desatualizado e logo receberá alterações…

Principais concorrentes: SpaceFox, Palio Weekend, Parati, 206 SW

O mais vendido: SPACEFOX

STATION MÉDIA

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

Peugeot 307 SW

Quase chegou lá: MÉGANE GRANDTOUR

Apesar de ser a mais vendida do segmento, a Fielder está precisando urgentemente de atualização. Sua dirigibilidade já não agrada como antes e seu design parece cansado. Já a Marea, descontinuada em 2007, aguarda sua substituta Linea SW. Ou seja, restaram na briga Mégane GrandTour e 307 SW. Apesar de mais nova, a Renault foi desbancada pela Peugeot em razão do design, do bom preço (considerando que só oferece a motor 2.0), da versatilidade interna e da ótima dirigibilidade.

Principais concorrentes: 307 SW, Mégane GranTour, Fielder, Marea Weekend

O mais vendido: FIELDER

MONOVOLUME COMPACTA

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

Chevrolet Meriva

Apesar do bom desempenho do Fiat Idea, que chegou a ameaçar o reinado do Fit em alguns meses de 2007, a Meriva foi o destaque do ano em razão do lançamento do câmbio Easytronic. A transmissão mecânica automatizada, que já havia aparecido no Brasil em carros mais caros, equipa pela primeira vez um modelo de massa no País. O Meriva Easytronic é ainda o primeiro carro do mundo com motor flexível equipado com esse tipo de transmissão. Mais barato que um câmbio automático, ele abre novos caminhos para o mercado.

Principais concorrentes: Fit, Idea, Meriva, Doblò, Picanto, Kangoo, Classe A

O mais vendido: FIT

MONOVOLUME GRANDE

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

Citroën Picasso

Zafira e Picasso lutaram o ano inteiro pela liderança nas vendas, mas a vitória – ainda que por uma margem ínfima – ficou com o modelo da Chevrolet. No acumulado de 2007, foram 9.477 unidades de Zafira emplacadas segundo a Fenabrave, contra 9.351 exemplares de Picasso. Ainda assim, a minivan da Citroën foi o destaque do ano por ter sido o único modelo do segmento a receber reestilização. E olha que a categoria está carente de novidades! De qualquer forma, oferecer sete lugares é uma vantagem incontestável da minivan da Chevrolet, que deve mudar este ano.

Principais concorrentes: Picasso, Zafira, Scénic e GrandCaravan

O mais vendido: ZAFIRA

PICAPE PEQUENA

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

Chevrolet Montana

A nova Strada chega neste primeiro semestre de 2008. Uma pena para a Fiat! Se tivesse sido apresentada um pouco antes, ela teria grandes chances de ser o destaque de 2007 pela novidade da remodelação. Mas, sem a carroceria atualizada, não deu para a picapinha mais vendida do País. A Montana (principalmente quando equipada com motor 1.4) foi o modelo mais interessante desse segmento no ano passado. Bom preço, boa relação custo/benefício, tocada agradável, baixo consumo… A grande novidade da categoria em 2007

Principais concorrentes: Strada, Saveiro, Montana e Courier

O mais vendido: STRADA

PICAPE MÉDIA/GRANDE

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

Nissan Frontier SEL

Quase chegou lá: MITSUBISHI L200 TRITON

novidades de peso engordaram o segmento. A Mitsubishi L200 Triton, fabricada em Catalão (GO), e a Frontier SEL, importada da Tailândia. E, como não poderia deixar de ser, as duas disputaram o título de destaque de 2007. Ambas oferecem conforto, silêncio e dirigibilidade próximos a de um carro de passeio, mas a vitória da Nissan se deu pelo motor diesel com tecnologia de ponta, que oferece a melhor potência específica da categoria.

Principais concorrentes: S10, Hilux, Ranger, L200, L200 Triton, Frontier, Frontier SEL, F250, RAM

O mais vendido: S10

FUTUROS SUCESSOS

Na eleição dos Destaques MOTOR SHOW 2008, teremos muitas novidades de peso. Entre elas aguardamos a chegada dos novos Gol (à esquerda) e Corsa (à direita), além de Corolla reestilizado, Fiat Linea, novo Focus, Chevrolet Captiva, Ford Edge, Audi A4, entre outros…

SUV (ATÉ R$ 160 MIL)

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

Honda CR-V

Quase chegou lá: TUCSON

Pela performance de vendas o Tucson bem que poderia ser um dos destaques de 2007. Mas, como a categoria considera modelos com preço de até R$ 160 mil, o CR-V acabou levando a melhor. Na faixa logo acima dos R$ 100 mil, é um dos SUV de melhor dirigibilidade, acabamento, robustez, beleza e economia. Para este ano, ele custará ainda mais barato e deve ser destaque tembém em 2008.

Principais concorrentes: EcoSport, Pajero, Tucson, Hilux SW4, Tracker, CRV, Blazer, Sportage, Airtrek, Santafe, Freelander, Discovery3, Rav4, Troller T4, Sorento, Xterra, Forester, X-Trail e Rexton.

O mais vendido: ECOSPORT

SUV (Acima R$ 160 MIL)

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

VW Touareg

No mês de setembro, MOTOR SHOW publicou um comparativo com nove das principais SUV top de linha do mundo. Na avaliação, a Cayenne levou a melhor, seguida do Range Rover Sport, X5 e Touareg. Baseando-se nesse teste e na realidade do mercado brasileiro, o destaque foi a VW Touareg. Não fica devendo muito às primeiras colocadas, é mais barata e tem mais concessionárias no País. No custo/benefício, é a melhor SUV acima dos R$ 160 mil.

Principais concorrentes: Freelander, Discovery3, Land Cruiser, Cherokee, Range Rover, ML350, ML500 Cayenne, XC90, X5, X3, Touareg

O mais vendido: Land Cruiser (desconsiderando Freelander e Discovery3, que vendem versões mais baratas)

HOURS CONCOURS

O destaque MOTOR SHOW de 2007:

BMW 335i

No ano passado, a equipe de MOTOR SHOW teve a oportunidade de avaliar diversas máquinas de fazer babar qualquer fã de automóvel. Mercedes SLR McLaren, BMW Z4M, Jaguar S-Type R… só para citar algumas. Mas nenhum carro impressionou tanto a redação quanto o BMW 335i. Ele não foi o mais caro, nem o mais potente esportivo que passou em nossas mãos, mas, certamente, foi o que deixou a melhor impressão. Com seu motor biturbo de 306 cv, o modelo proporciona uma experiência única a quem o pilota e pode ser considerado um dos melhores carros do mundo fabricados em série atualmente.

Principais concorrentes: Todos os veículos avaliados pela equipe de MOTOR SHOW no ano de 2007

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