Dez equipamentos que todo carro deveria ter

De HUD a ar-condicionado de duas zonas. Todos os automóveis deveriam trazer esses itens de série

Todos nós temos uma relação dos equipamentos que achamos completamente desnecessários nos veículos (confira aqui a minha lista). Mas também tenho uma lista daqueles itens de conforto e tecnologia que adoro e sinto falta quando não encontro nos carros de teste que passam aqui pela MOTOR SHOW.

1ACC

Divulgação

Piloto Automático Adaptativo ou Controle de Cruzeiro Adaptativo. Independente do nome, o sistema que controla a velocidade do veículo automaticamente é perfeito para aquelas viagens em que você não tem pressa para chegar ao seu destino.

2Android Auto/Apple CarPlay

Caio Mattos

Não sejamos hipócritas. É muito difícil desgrudar a cara da tela do smartphone. Por isso, defendo que todos os carros deveriam ser equipados com centrais multimídias capazes de espelhar a tela do telefone.

3Ar-condicionado de duas (ou mais) zonas

Frasnelli Fotografia/Hyundai

Não importa o Sol lá fora. Sempre vai ter alguém no carro que vai reclamar da temperatura baixa demais dentro da cabine.

4Computador de bordo

Roberto Assunção

Embora atualmente seja cada vez mais comum, ainda vemos por ai alguns modelos sem o equipamento, que ajuda muito para monitorar o desempenho do veículo.

5HUD

Roberto Assunção

Pilotar sem tirar o foco do essencial. Se funciona para os pilotos de caça, por que o Head-Up Display (HUD) não funcionaria para o trânsito das grandes cidades?

6Monitor de pontos cegos

Divulgação

Para saber quem está atrás ou ao seu lado, nada melhor do que usar os retrovisores. Mas sempre vai existir aquela rua escura e aquele motorista que teima em trafegar apenas com as luzes de posição acesas. Seja como nos Honda (com uma câmera que reproduz sua imagem numa tela LCD) ou por uma luzinha no retrovisores (a maioria dos carros), o monitor de pontos cegos está aí para salvar a sua pele.

7Seletor de modos de condução

Volkswagen

Mesmo nos modelos mais esportivos, nem sempre você vai querer dirigir como se estivesse guiando em Interlagos. E também sempre vai existir aquele dia em que pisar fundo é essencial. Nada melhor do que um carro que seja capaz de mudar de personalidade.

8Teto panorâmico

Divulgação

Agrada principalmente naquela viagem para o interior

9Tomadas USB

Roberto Assunção

Quanto mais, melhor!

10Volante multifuncional

Divulgação

Nada melhor do que dirigir praticamente sem tirar as mãos do volante