Dez invenções automotivas da França

O carro que nós conhecemos seria bem diferente sem essas criações...

11208

No campo de futebol, a seleção da França mostrou a sua força e vai disputar no domingo (15), contra a Croácia, a final da Copa do Mundo. Já no mundo dos automóveis, o desempenho dos franceses não é tão unânime assim. Há defensores fervorosos, ao mesmo tempo em que não faltam piadas sobre os automóveis projetados na terra da Torre Eiffel. Brigas à parte, uma coisa temos que admitir: se não fossem eles, os carros seriam bem diferentes do que conhecemos hoje. Confira a seguir uma lista com dez invenções automotivas da França:

1Amortecedores

Os primeiros amortecedores hidráulicos para suspensão foram patenteados em 1906, pelo francês Maurice Houdaille. Eram bem diferentes dos conjuntos telescópicos atuais, fazendo o uso de um pistão rotativo e de um cilindro com fluído hidráulico.

2Catalisador

Divulgação

Equipamento fundamental para o controle das emissões dos veículos, o catalisador automotivo foi patenteado em 1956, pelo engenheiro francês Eugene Houdry.

3Freio a tambor

Divulgação

Utilizado até os dias atuais nas rodas traseiras da grande maioria dos veículos, o freio a tambor como conhecemos foi patenteado em 1902 por Louis Renault, industrial francês que fundou a fabricante de automóveis com o seu sobrenome.

4Motor V8

Roberto Assunção

Foram os americanos que tornaram famosos os motores de oito cilindros dispostos em “V”. Mas o primeiro motor V8 foi patenteado em 1902 pelo francês Léon Levavasseur. Batizado de Antoinette, em homenagem à filha do financiador do projeto, o propulsor foi utilizado inicialmente em aviões, sendo um deles o 14-bis, de Santos Dumont.

5Placa de carro

Peugeot

Em 1893, a França foi o primeiro país a adotar placas de identificação para automóveis.

6Pneu automotivo

O primeiro pneu foi criado pelo escocês Robert William Thomson, em 1846. Mas os pneus de borracha só foram parar nos automóveis em 1895, pelas mãos de Édouard Michelin, que junto do irmão André fundou a fabricante de pneus Michelin.

7Pneu radial

Divulgação

Pioneira na fabricação de pneus para carros, a Michelin foi também a primeira a lançar um pneu do tipo radial, em 1946.

8Servo freio

Divulgação

Lançado em 1919, o franco-espanhol Hispano-Suiza H6 foi o primeiro carro equipado com um sistema de servo freio, acionado por um pedal e que comandava simultaneamente as rodas dianteiras e traseiras.

9Suspensão ajustável em altura

Roberto Assunção

Presente atualmente em vários modelos esportivos e utilitários, o sistema de suspensão hidráulica com altura ajustável foi empregado pela primeira vez em um automóvel de produção em 1954, no Citroën 15.

10Vidros laminados

Volkswagen

Utilizado no para-brisa dos carros atuais, o vidro laminado foi inventado em 1903, pelo químico francês Édouard Bénédictus.

blog comments powered by Disqus