02/09/2025 - 12:08
A Volkswagen ainda não sabia como chamar seu segundo produto quando o apresentou à imprensa, em 11 de novembro de 1949. Seria Bully se outra empresa já não tivesse o registro. Quando o primeiro exemplar saiu da linha de produção da fábrica de Wolfsburg (Alemanha), em 8 de março de 1950, Transporter era o nome escolhido. E Bulli, agora com i no lugar do y, virou na hora o apelido.
Não demorou a desembarcar no Brasil: em setembro de 1950 as primeiras unidades vieram importadas pela Brasmotor, então representante da marca no país. Anúncios da época a tratavam como “caminhonete Volkswagen” e “furgão Volkswagen”. O nome Kombi – a abreviação de Kombinationsfahrzeug, termo alemão que traduz seu propósito de veículo de usos combinados – foi adotado posteriormente.
Golf GTI e Jetta GLI: quando, como e por quanto chegarão os novos esportivos da Volkswagen
Kombi rara de 1957 é restaurada no Brasil e oferecida por mais de R$ 1 milhão na Alemanha
A montagem começou apenas três anos depois, com peças trazidas da Alemanha. Em 2 de setembro de 1957, a Kombi inaugurou a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo – daí a data ter se convertido no Dia Nacional da Kombi.
Relembre as gerações da Kombi:
T1: da Alemanha direto para o Brasil, foi de 1950 a 1967.

T2: estreou na Alemanha em 1967; no Brasil, a Kombi “Clipper” apareceu só em 1976 e foi até 2013, se despedindo com a polêmica versão Last Edition.

T3: mais refinada e com tração nas quatro rodas, foi de 1979 a 1992.

T4: lançada em 1990, marcou a mudança do motor e da tração da traseira para a dianteira do veículo; na versão de topo, trazia um seis-cilindros de 205 cv.

T5: a quinta geração da Transporter estreia em 2003; equipada com um 3.2 V6 de 235 cv, é a primeira da família a romper os 200 km/h.

T6: sexta geração estreia em 2015, com recursos de direção autônoma.
