Dicas para evitar falhas de partida em dias frios

O inverno e as baixas temperaturas exigem alguns cuidados adicionais com os veículos flex para evitar falhas na partidas

0
4212
Divulgação

O inverno e as baixas temperaturas exigem alguns cuidados adicionais com os veículos flex para evitar falhas na partidas. Segundo a NGK, marca especialista em ignição, as dificuldades podem ser evitadas se o motorista manter as revisões em dia, especialmente das peças de ignição.

“Os componentes de ignição desgastados podem levar ao desempenho ruim do motor em dias frios, principalmente após um longo período desligado. A vela sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. Portanto, recomendamos uma inspeção a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro, além da checagem dos cabos e bobinas”, comenta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.


Outro sistema que deve receber atenção por parte do motorista é o sistema de partida a frio. Nos carros equipados com o tanquinho de gasolina, o ideal é substituir o combustível do reservatório a cada 90 dias, já que a gasolina perde as suas propriedades com a passagem do tempo.

Mesmo nos carros flex que dispensam o reservatório, o proprietário não pode descuidar da manutenção. “Essa é uma solução que necessita de grande potência do sistema elétrico do veículo para operar e que também pede cuidados redobrados com a ignição. Forçar seu uso com a vela desgastada traz problemas à bateria e provoca falhas”, finaliza Hiromori Mori.