Dicas para usar melhor o ar-condicionado

Confira as orientações para aumentar o conforto na cabine nesses dias de altas temperaturas

Com as altas temperaturas dos últimos dias, rodar com o ar-condicionado ligado acaba se tornando fundamental para tornar o ambiente dentro do carro minimamente suportável. Confira abaixo algumas dicas do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE) para utilizar todo o potencial do sistema de refrigeração da cabine.

1Arejando a cabine

Renan Senra/Audi

Quando o veículo passar várias horas exposto ao sol, a forma mais eficiente de baixar a temperatura da cabine é ligar o ar-condicionado e manter todas as janelas do veículo abertas até que o ar esteja resfriado.

2Usando a recirculação

Divulgação

Indicado normalmente pelo símbolo do carro com uma seta dentro, o sistema de recirculação é acionado por botão ou por uma alavanca. A função deve ser ativada se a temperatura do lado de fora for superior a da cabine. Quando o ar da cabine estiver mais quente que o do lado de fora, recomenda-se manter a entrada de ar externo liberada.

3Temperatura ideal

Roberto Assunção

Esta dica é importante para os modelos com regulagem automática de temperatura. Para melhorar o conforto dos passageiros, o ideal é manter o sistema configurado para uma temperatura entre 23 °C e 27 °C.

4Ar limpo

Reprodução

Para manter o sistema de ar-condicionado livre de bactérias, a recomendação é realizar a limpeza do sistema e a troca do filtro de pólen (nos carros que contam com o equipamento) a cada 10 mil quilômetros.

blog comments powered by Disqus