Revisar um carro antes de cair na estrada exige uma fórmula a ser seguida: verificar pneus, luzes, freios, sistema de arrefecimento, bateria, bombas (combustível, água e óleo), além da condição do estepe, do óleo e dos filtros, de combustível, óleo e aquele do ar-condicionado. Essas dicas anteriores valem para carros a combustão, que queimam gasolina, etanol ou diesel, mas quem viaja de carro elétrico precisa se atentar a outros pontos… 

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Manutenção do carro – Crédito: Freepik/@standret

Manutenção básica de um carro elétrico

Os carros elétricos exigem menos visitas à oficina, mas isso não significa que estejam livres de manutenção. Afinal, eles também contam com faróis e lanternas sujeitos a queima de lâmpadas, sistemas de freio que sofrem desgaste, pneus que perdem a aderência com o tempo e cuidados específicos com as baterias e o processo de recarga.  

Revisão de carro elétrico
Peugeot e-208 GT na revisão – Foto: Peugeot/divulgação

Vale sempre acompanhar os intervalos recomendados por cada fabricante ou modelo: no caso do Volvo EX30, por exemplo, as revisões são a cada 30 mil km; a BYD estabelece 20 mil km, enquanto a GWM programa serviços a cada 24 mil km. 

Assim como nos modelos a combustão, os carros elétricos utilizam suspensões com o mesmo conceito de construção, o que significa que elas também precisam passar por inspeções antes de pegar a estrada.  

Viajando de carro elétrico
Audi e-tron – Foto: Audi/divulgação

Ruídos, vibrações ou comportamentos incomuns durante a condução podem indicar falhas, como amortecedores danificados, buchas comprometidas, molas cansadas, entre outros problemas igualmente presentes nos elétricos. No sistema de freios, é fundamental que discos, pinças e pastilhas estejam em boas condições antes de iniciar qualquer viagem. 

Suspensões e freios de um carro elétrico

É importante destacar que, assim como acontece com os pneus, as suspensões e os freios — quando o modo de regeneração de energia não é utilizado — nos carros elétricos podem sofrer desgaste mais rápido que nos modelos a combustão, devido ao peso maior em ordem de marcha. Alinhamento e balanceamento? Fazem parte do básico para qualquer veículo de quatro rodas, seja ele elétrico ou não. A calibragem correta dos pneus também entra nessa lista. Vale lembrar ainda que há pneus específicos para elétricos, feitos com compostos de borracha especiais. 

BYD Yuan Pro - carro elétrico
BYD Yuan Pro – Foto: Lucca Mendonça

Estado da bateria de um carro elétrico

O ponto mais crucial nos veículos elétricos é, sem dúvida, a bateria. Antes de viajar, vale checar sua condição (em alguns modelos, essa informação pode ser visualizada no painel de instrumentos ou na central multimídia), e garantir que ela não esteja perdendo carga além do normal, o que indicaria uma redução anormal de autonomia. Além disso, como a maioria das baterias conta com sistema de refrigeração líquida, é essencial verificar o nível do fluido de arrefecimento e assegurar que os dutos estejam em perfeito funcionamento. 

Painel do GWM Ora 03 – Foto: Lucca Mendonça

Atualizações e trajetos

Também é recomendável fazer uma revisão completa nos sistemas elétricos e eletrônicos, incluindo atualizações do software de multimídia, por exemplo. Vale lembrar que, seguindo as orientações da maioria das fabricantes, boa parte desses serviços deve ser realizada na rede autorizada, principalmente inspeções específicas, como as das baterias e seu sistema de arrefecimento, ou a verificação de componentes eletrônicos. 

Peugeot e-2008 2025 – Foto: Lucca Mendonça

E, claro, o planejamento é fundamental: definir destino, trajeto, possíveis imprevistos e datas. É importante verificar se no percurso há carregadores ativos, estimar o tempo necessário para recarregar e avaliar se o local oferece segurança.  

Aplicativos que mapeiam pontos de recarga podem ser grandes aliados, mostrando, por exemplo, a potência de cada estação, seu status de funcionamento e, em alguns casos, até avaliações de outros usuários. O PlugShare e o Charge Map são boas opções, mas há também plataformas exclusivas de algumas montadoras, como o Volvo Car Eletropostos. 

Eletroposto Volvo em São Paulo – Foto: Volvo/divulgação

Carregador portátil para emergências

Pode ser interessante levar um carregador portátil, daqueles de carga lenta para tomadas residenciais de 220V. Em situações como eletropostos fora de serviço, alterações no trajeto ou outros imprevistos, seus 2, 3 ou 4 kW de potência podem ser o suficiente para “salvar” a viagem até o próximo ponto de recarga rápida. Basta contar com uma tomada de 20 ampères, 3 pinos e 220V.  

Carregador portátil do Peugeot e-208 GT – Foto: Peugeot/divulgação

Esse tipo de carregador já vem de série em alguns modelos, como os da BYD e da Peugeot, mas em outras marcas pode ser vendido como acessório. Caso da Renault, onde custa cerca de R$ 5 mil. É possível encontrar diversos à venda na internet, inclusive de fabricantes tradicionais, como a Weg. 

Como poupar bateria em um carro elétrico

Em situações de emergência, é essencial conhecer estratégias para economizar carga durante a condução. Sistemas como ar-condicionado e aquecimento consomem bastante energia, reduzindo a autonomia além do esperado. O mesmo vale para altas velocidades e acelerações bruscas.  

Ar-condicionado do Peugeot e-208 GT – Foto: Lucca Mendonça

A maioria dos elétricos modernos oferece um modo de condução econômica e a possibilidade de ajustar a regeneração de energia para níveis mais altos durante frenagens e desacelerações. Esses são recursos valiosos quando o objetivo é preservar a carga da bateria. 

Não é impossível…

Viajar de carro elétrico não é impossível, mas exige um bom planejamento e a expectativa de que tudo saia conforme o previsto. E vale lembrar: assim como qualquer outro veículo, os elétricos também merecem uma checagem básica antes de pegar a estrada. Fique atento! 

Fiat 500e – Foto: Lucca Mendonça