Mesmo sem marcas locais com grandes volumes de venda para o exterior, o Brasil pode se gabar de que alguns dos carros projetados por aqui marcam (ou marcaram) presença até em mercados automotivos do primeiro mundo. Conheça alguns dos automóveis que levaram a bandeira brasileira mundo afora.

Um dos primeiros foi a VW Brasilia. Projeto local sobre a plataforma do Fusca, o compacto dos anos 1970 foi exportado para países distantes como as Filipinas e também foi produzido no México (1974 a 1982) e até na Nigéria. No país africano, onde recebeu o nome de VW Igala, o modelo era montado com kits CKD enviados pela VW do Brasil.

O VW Gol foi outro nacional que virou cidadão do mundo. A terceira geração do hatch, lançada por aqui em 1999, foi produzida também no Irã (por uma empresa chamada Kerman Khodro) e na China (pela Shanghai VW).

Nos anos 2000, foi a vez da Chevrolet Meriva. A minivan montada sobre o Corsa de terceira geração (a segunda por aqui) foi fabricado também na Espanha, como Opel Meriva, e vendido para o mercado europeu.  Por lá, a Meriva original foi produzida até 2010, quando deu espaço para uma segunda geração. Desta vez, de projeto europeu.

Projeto local sobre a plataforma do Ford New Fiesta, a segunda geração do Ford EcoSport também foi planejada como um carro mundial. Fabricado também na Índia e na China, o jipinho baiano é comercializado com pequenas diferenças em mercados como o europeu e até no Japão, onde o SUV Compacto acaba de ganhar uma série especial exclusiva para o mercado local.

Apesar de ser um mercado dominado pelos compactos, o Brasil não deixou de dar sua contribuição também para o mundo das picapes com a Chevrolet Colorado. Vendida nos Estados Unidos, a picape é uma versão adaptada ao gosto Yankee da S10 projetada em São Caetano do Sul (SP) e fabricada em São José dos Campos (SP).