Em novembro, foram comercializados no mercado nacional 279.826 automóveis e veículos comerciais leves. Queda de 2,90% em relação ao mesmo período de 2013. No acumulado do ano, a queda foi ainda mais expressiva: 8,17%. Os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) apontam que, em 2014, o mar não está para peixe quando o assunto é venda de carros.

Mas neste mercado dominado pelo Fiat Palio (28.100 unidades) e pelo VW Gol (12.024), alguns modelos sentiram mais o impacto da retração do mercado. Conheça nesta reportagem os cinco carros nacionais menos vendidos do Brasil em novembro. A lista não levou em consideração modelos recém-lançados e fora-de-linha.

Com apenas 109 unidades comercializadas, o hatch compacto Peugeot 207 foi o nacional produzido em série com volume mais baixo de vendas no período. Modelo de entrada da marca francesa no Brasil, o carro enfrenta uma longa agonia desde o lançamento do 208, no início de 2013. Disponível atualmente apenas em uma versão única, o compacto nem deu as caras no estande da Peugeot no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

Na segunda colocação está a VW Space Cross. No mercado desde 2011, a versão aventureira da Space Fox não é vista com muita frequencia nas ruas. Em novembro, foram apenas 130 unidades comercializadas do modelo. A versão remodelada da station aventureira foi uma das novidades apresentadas pela marca alemã no último Salão de SP.

Completando o pódio, com 200 unidades, está o hatch médio Fiat Bravo. Apesar das linhas agradáveis e da gama de versões que inclui até o interessante T-Jet 1.4 turbo, o modelo não é exatamente um sucesso de público. Só para efeito de comparação, o médio italiano teve 4.128 unidades vendidas no acumulado do ano. No mesmo período, o VW Golf, o líder do segmento, teve 15.031 unidades.

Assim como o Peugeot 207, o quarto colocado da lista é outro modelo em fim de carreira. Lançado em 2003, o Volkswagen Polo foi o precursor da categoria dos compactos premium no país, com um grau de sofisticação incomum digno de modelos nacionais mais caros. Mas os anos passaram e hoje o alemão sente o peso dos anos em suas costas. Uma geração atrás do europeu, o carro teve 231 unidades vendidas em novembro.

Fechando a lista, um representante da categoria das minivans. Febre no Brasil no início dos anos 2000, o segmento tem perdido adeptos nos últimos anos. Um reflexo disso é o baixo volume de vendas da Citroën C3 Picasso, que teve apenas 262 unidades vendidas no período.