Dobradinha da Ford

Chegamos ao quinto ano de nossa já tradicional eleição Destaques MOTOR SHOW. E, olhando para trás, conseguimos avaliar o quanto o mercado de automóveis do Brasil se desenvolveu no período. Ao longo desses anos, tivemos que reformular o prêmio, aumentar algumas categorias e subdividir outras para conseguir avaliar uma amostra realmente ampla de carros, já que novos segmentos surgiram e a competição entre as marcas existentes aumentou consideravelmente.

Hoje, o consumidor brasileiro tem muito mais opções de escolha na hora de comprar um automóvel: carros melhores, mais próximos dos modelos vendidos nos países de Primeiro Mundo, e, de quebra, alguns desenvolvidos especialmente para as nossas necessidades – de uso, de bolso e de preferência. Hoje estamos entre os maiores produtores e também entre os maiores consumidores de automóveis do mundo e podemos nos orgulhar de ter à nossa disposição praticamente todas as marcas que são fabricadas do planeta.

Nesses anos todos, aprendemos a exigir mais segurança. Já valorizamos mais itens como airbags e freios com sistema antibloqueio (ABS) e, com os últimos resultados de crash-test da Latin NCap, começamos a entender que um carro não pode só ser bonito, mas precisa preservar as vidas dos ocupantes em acidentes. Ainda falta muito, mas estamos bem mais conscientes que em 2007.

Aprendemos também que os carros não são mais os vilões do meio ambiente, mas que precisamos, sim, encontrar formas mais racionais de utilizá-los, contribuindo para uma mobilidade sustentável. Pensando nisso, a MOTOR SHOW foi a primeira revista do segmento no Brasil a publicar a emissão de CO2 dos carros avaliados, classificando-os também com base nesse critério – que só mais recentemente apareceu como uma preocupação válida de toda a indústria e da mídia. Tudo isso aconteceu nos últimos anos. E com tantas evoluções e surpresas positivas, fica cada vez mais difícil encontrar um grande Destaque, um carro que se sobressaia de fato em meio a tantas estrelas. Para que você possa entender melhor a mecânica de nossa eleição, podem ser eleitos Destaques todos os modelos da linha 2013, desde que tenham sido lançados ainda em 2012 (mesmo que estejam nesta edição de janeiro), dirigidos por membros de nossa equipe e estejam sendo comercializados ou comecem a ser vendidos neste ano. Nossa equipe se reúne, analisa todo o mercado, seleciona os mais fortes concorrentes de cada categoria, e parte para a votação. Os votos não são secretos, o que abre espaço para saudáveis discussões – que às vezes quase acabam em brigas. Nesse processo, há quem acabe mudando de voto ao ouvir os argumentos de seus colegas. No final das contas, a lista que você recebe agora apresenta os principais Destaques do Ano em cada categoria. Os vencedores não são necessariamente a melhor oferta de seu segmento, mas certamente têm qualidades e atrativos que os destacaram dos demais. Os textos que acompanham cada um explicam o porquê das escolhas e podem apontar não só qualidades dos carros, mas também seus defeitos. Como o leitor de MOTOR SHOW sabe bem, não somos adeptos da “ditadura das recomendações de compra”. Sempre apontamos os pontos altos e baixos de cada carro, mas sabemos que é você, consumidor, que sabe suas prioridades. Você é quem manda.

Veja também

+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar



COMPARTILHAR
Notícia anteriorO Retorno da Serpente
Próxima notíciaLancer Cup