26A Liberty Media, dona dos direitos da Fórmula 1, anunciou um acordo para adquirir o MotoGP. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 1, pela competição de duas rodas.

O novo acordo fará com que a Dorna Sports, detentora exclusiva dos direitos comerciais e televisivos do MotoGP, continue a ser uma empresa gerida de forma independente, mas atribuída à Liberty Media.

A Liberty irá adquirir aproximadamente 86% da Dorna por 4 bilhões de euros (cerca de R$ 21,6 bilhões). Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna desde 1994, permanecerá no cargo, bem como a empresa permanecerá sediada em Madrid, Espanha.

Vale destacar que a Dorna também detém direitos exclusivos sobre outras categorias do motociclismo, incluindo a Moto 2 e Moto 3, Moto E,  Superbike e o novo Campeonato Mundial Feminino de Circuit Racing.

“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de ativos líderes em esportes e entretenimento ao vivo com a aquisição do MotoGP”, disse Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media, à imprensa.

A aquisição deverá ser concluída até o final de 2024 e está sujeita a aprovações pelas autoridades responsáveis.