29/10/2022 - 8:32
O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou a produção em massa a partir de 2023 de veículos comerciais leves das marcas Peugeot, Citroën e Opel em versão com propulsão a célula de combustível a hidrogênio.
Os modelos serão montados nas instalações da planta de Hordain, na região norte de Hauts-de-France, na França.
Como parte de seu plano estratégico Dare Forward 2030, a companhia revelou que pretende fabricar 1 mil unidades em 2023 e 5 mil por ano a partir de 2024.
+ Carros da Jeep e Fiat têm ‘surpresas escondidas’; conheça os easter eggs da Stellantis
+ Stellantis terá mais 7 veículos elétricos e híbridos no Brasil até 2025
+ Teste rápido: Toyota Mirai é elétrico a hidrogênio que dispensa bateria, mas está longe do Brasil
+ Conceito da Renault a hidrogênio é 70% feito de materiais reciclados
+ Gasolina cara? BMW iX5 a hidrogênio está em testes no círculo ártico
Fabricação
Os veículos movidos a hidrogênio seguirão as etapas usuais de pintura e montagem, na mesma linha de produção dos motores a combustão e dos elétricos, antes de entrarem nas novas instalações de 8 mil metros quadrados, onde serão realizados os ajustes finais.
“Cerca de 50 funcionários instalarão o tanque, baterias adicionais e a célula de combustível em uma linha de produção na fábrica de Hordain que reduz pela metade o tempo de ajuste em comparação com o processo anterior de pequena escala, em que a célula de combustível foi montada em uma oficina piloto em Rüsselsheim”, diz a Stellantis em nota.
Investimentos
Esta industrialização de veículos comerciais leves movidos a hidrogênio – acompanhada de 10 milhões de euros em investimentos com apoio financeiro do governo francês. A Stellantis destaca que a fábrica tem 43% dos modelos para as marcas Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall, Fiat e Toyota já estão disponíveis em uma versão elétrica de emissão zero.
Os veículos “K-Zero” com célula de combustível possuem um alcance de 400 quilômetros, de tempo de abastecimento de 3 minutos e sem comprometer a capacidade de carga (uma tonelada de carga útil).
“Estou muito orgulhoso do trabalho realizado pela gerência e funcionários da Hordain, que tornaram esta planta a primeira no mundo a combinar três tipos de energia, o que foi possibilitado pela flexibilidade do nosso sistema de fabricação. O anúncio de hoje demonstra o compromisso da Stellantis em investir na França nas tecnologias mais recentes e em apoiar a mobilidade de baixo carbono com base no princípio ‘One Company’, afirmou Tavares, em comunicado à imprensa.
E completa: “a Stellantis conseguiu avançar para o próximo passo na história automotiva, em uma transição gerenciada em conjunto com nossos parceiros sociais em nossas 12 unidades industriais em sete regiões francesas, onde estamos orgulhosos de ter estabelecido raízes históricas.”
Histórico
Inaugurada em 1994, a planta de Hordain emprega atualmente 2.440 pessoas em três turnos, com produção diária de 628 veículos. Montou 144.650 veículos em 2021 e produziu seu milionésimo “K-Zero” no verão de 2022.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar)
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Uber permite que motoristas gravem corridas pela câmera do celular no Brasil
+ Marca de luxo da Chery, a Exeed, prepara vinda ao Brasil em 2023
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Fórmula 1: GP do México ocorre neste fim de semana; veja os horários
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Câmara aprova Projeto de Lei que proíbe remoção de veículo estacionado de forma irregular
+ Licenciamento em SP: grupo deve pagar taxa neste mês; veja o calendário
+ Motoristas com boa conduta terão benefícios a partir desta quinta (13)
+ Carros da Jeep e Fiat têm ‘surpresas escondidas’; conheça os easter eggs da Stellantis
+ Segredo: o novo Renault Duster e seu irmão maior, Bigster
+ Yamaha lança Fazer FZ15 ABS 2023 a partir de R$ 16.990