O recém-lançado Lamborghini Aventador LP700-4 Roadster é um esportivo dissimulado. Com o ponteiro abaixo dos 130 km/h, quando se roda em cidades – ou mesmo em rodovias, desde que obedecidos os limites de velocidade –, ele se mostra um dócil e comportado esportivo italiano. Nada cômodo para o dia a dia, é verdade, mas ágil, belo e encantador. Sua eficiência é marcada pela tração integral com distribuição inteligente do torque – que, em condições normais, mantém 90% da força no eixo traseiro. Mas ainda está longe de parecer o superesportivo de ponta que, de fato, é.

Aí você se pergunta: onde está a brutalidade do motorzão V12? Acontece que, sem que você tenha sequer percebido, um sistema eletrônico de gerenciamento do motor cortou uma bancada inteira de cilindros para diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes, racionalizando o desempenho.

Você não tem mais em mãos um V12, mas um seis cilindros bem menos intimidador. Esse é o roadster para ser visto, para fazer de você o centro das atrações. Mas, sim, há um outro Aventador. Um carro de personalidade exasperada e que é capaz de transformar o desconforto (posição de dirigir, rigidez e visibilidade) em uma de suas grandes qualidades. Pise fundo no acelerador que ele se apresentará.

Um rugido gutural confirma a presença dos 700 cv novamente a postos, bem atrás de suas costas esperando para trabalhar. Mas tenha cuidado. Para provocá-lo, é prudente estar em um local adequado. Seu habitat é a pista, o ambiente controlado de um circuito fechado. Ali, o esportivo italiano dá o seu melhor e justifica tamanho empenho dos projetistas que o desenvolveram.

Exatamente por isso, o lançamento mundial do modelo foi realizado no Homestead-Miami Speedway, autódromo com um formato oval localizado em Miami, na Flórida (EUA). Nesta pista, pilotos de verdade fazem médias de 350 km/h. Aqui, de doce, não resta nada ao Aventador. Ele vira um carro raivoso, que impressiona não só pelo zero a 100 km/h em três segundos, mas pelo motor que não para de encher. Cresce, cresce, cresce… e o leva aos 300 km/h em 23 segundos.

Passando do acerto Sport para o modo Corsa, ideal para esse teste, o ajuste muda completamente: as reações se tornam mais diretas e, o ronco, ainda mais audível. As passagens de marcha, sobretudo, são muito bene ciadas nessa configuração, ficando mais rápidas e acompanhadas de um coice indescritível, tamanha sua violência.

Apesar da melhora, se existe uma crítica a esse carro, está justamente na transmissão robotizada de sete marchas. Embora seja altamente desenvolvida e moderna, ainda é lenta se comparada a uma dupla embreagem. O grupo Audi, aliás, dispõe dessa opção, que recentemente foi adotada no superesportivo R8. Mas, segundo a marca, as dimensões dessa caixa reduziriam ainda mais o espaço disponível no habitáculo do roadster.

A aderência ao solo, em compensacão, fica acima de qualquer expectativa. A suspensão é do tipo push-rod e, no modo Corsa, a 80% da força vai para o eixo traseiro – um pouco menos que no uso standard. Ou seja, chegar a uma situacão crítica de aderência errando uma manobra é quase impossível. A melhor maneira de desfrutar desta receita na pista é retardar a freada até dentro da curva para, quando ele começar a escapar, você acelerar e desfrutar de todo o poder da tração no eixo traseiro recolocando o carro na trajetória. O peso de mais de 1.600 quilos (apesar do chassi em fibra de carbono) ajuda na boa dinâmica.

Claro que tudo isso pode ser feito com o teto aberto. Mas, para ser honesto, é melhor deixar essa faceta do esportivo para passear na cidade. Se quiser explorar seu lado feroz, é mais interessante recolocar a cobertura antes de chegar aos 350 km/h. São apenas poucos segundos para montar (manualmente) a peça, que, quando não usada, fica guardada em um compartimento na dianteira.

Na Europa, é vendido a € 362 mil, cerca de R$ 929 mil. Aqui a Via Itália, importadora oficial da Lamborghini, já comercializou as três unidades do roadster inicialmente separadas para o Brasil por preços a partir dos R$ 3,2 milhões. Mas quem não reservou o seu ainda pode fazê-lo. Basta encomendar à loja e esperar a produção. Pode demorar, mas você terá seu Aventador Roadster.