VECTRA ELITE 2.0 R$ 77.632

Essa foi a pergunta feita por jornalistas na apresentação da nova versão 2.0 do Vectra Elite, quando a GM informou que repassaria integralmente ao consumidor a diferença de impostos entre o Elite com motor 2.4 16V de 146/150 cv para essa versão 2.0 8V de 121/128 cv. “E a diferença de preços entre os motores?” Na realidade, não dá para explicar o preço de cada modelo ou versão de carro. Se o consumidor compra, é sinal de que o preço está bom; se deixa de comprar, pode indicar que o produto está caro, e, se compra em um volume que surpreende, o produto pode estar muito barato. Se a redução do imposto está ou não sendo repassada ao consumidor, pouco importa. Importa mesmo é que o consumidor fique contente com sua compra.

Esses comentários de repasse de impostos ao consumidor às vezes se transformam em uma faca de dois gumes, como nesse caso: falaram da redução de impostos e expuseram que a diferença de preços entre os motores não estava sendo repassada. Dá a impressão de que a GM está “ficando” com essa diferença.

Na realidade, a marca posicionou a nova versão no patamar que julga adequado. O carro é bom, sem dúvida. Se o motor não é um exemplo de modernidade, oferece a opção flex, que reduz os custos de utilização. O funcionamento do motor no dia-a-dia convence, mas falta uma transmissão mais moderna. Essa é de quatro marchas sem opção seqüencial e sem indicações da marcha engatada: na dúvida, é preciso olhar para baixo para ver se a alavanca está na posição correta. Além disso, o comando do ar-condicionado está na vertical e perto do console: as leituras são difíceis, logo o painel deveria ser revisto. No restante, é um bom carro para uso diário.

Acima, o painel com bom acabamento e o motor 2.0 flex da nova versão Elite. Os bancos, um pouco estreitos, e as rodas, de série nesta versão