A placa Mercosul foi adotada no Brasil em 31 de janeiro de 2020. Atualmente, ela é utilizada pela Argentina, Paraguai e Uruguai.

De acordo com os países do bloco, a iniciativa visa facilitar a circulação dos veículos nesses territórios, garantir a existência de uma base de dados conjunta, com a finalidade de inibir falsificações e auxiliar na fiscalização nas fronteiras.

+ Confira 5 veículos elétricos de duas rodas que não precisam de CNH e emplacamento
+ Motorista com CNH suspensa dirige Maserati MC20 sem placas em SC

Por outro lado, um aspecto hoje saudosista é que os modelos perderam a inscrição com o local de origem do emplacamento dos veículos.

Vale lembrar que na placa cinza havia cidade e estado e agora com o novo modelo Mercosul há apenas o nome e bandeira do país.

Mas ainda é possível descobrir o município de um automóvel que está com a placa Mercosul? Sim. O governo federal oferece o chamado Sinesp Cidadão. Trata-se de um aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite consultas sobre veículos, mandados de prisão e desaparecidos.

Para acessar, o sistema pode ser baixado em aparelhos celulares. O usuário deve realizar um login com o cadastro do site Gov.br. Depois, é só inserir a placa para fazer a busca.

Até a publicação desta matéria, apenas o app para celulares iphone estava disponível (neste link). A reportagem do site MOTOR SHOW não encontrou de forma oficial a opção para smartphones Android.