01/08/2009 - 0:00
A cada geração, o Classe E chega mais rápido ao mercado nacional. Apresentado no Salão de Genebra em março, já é vendido aqui. Para que isso fosse possível, a Mercedes iniciou a fase de tropicalização do novo E tão logo a fábrica disponibilizou protótipos para a engenharia daqui. Esse investimento para acelerar o processo de adaptação do carro às nossas características de piso e combustível é um reconhecimento da importância crescente do nosso mercado para a marca.
Acabamento impecável e silêncio quase absoluto a bordo são alguns dos destaques do novo Classe E, que chega para enfrentar o novo Audi A6 e a BMW Série 5
Ele é comercializado apenas na versão automática de sete marchas, agora com uma pequena e delicada alavanca sob o volante. Para quem curte as trocas manuais, ele tem borboletas no volante: prático e simples. A marca oferece as versões E350 (V6 de 272 cv) e E500 (V8 de 388 cv) – e a expectativa é que a E350 realize 90% das vendas. Uma versão Executive, mais completa nos equipamentos, com telas de DVD nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e cortinas que tornam privativo o banco traseiro também estará no mercado.
Entre os itens de série, destacamse: suspensão pneumática de controle eletrônico – que alia conforto e segurança –, medidas imediatas de segurança quando há percepção de um impacto inevitável, faróis que alteram seu facho em função da luz que surge em sentido contrário, controle de estabilidade e tração, sistema que detecta sonolência do motorista e deflagra um alerta, inflamento progressivo dos airbags dianteiros em função da gravidade do impacto, ar-condicionado de três zonas, sistema de auxílio ao estacionamento (lê o tamanho da vaga e instrui o motorista) e câmara automática de marcha à ré.
Vendida por R$ 269 mil, tem preço semelhante ao dos concorrentes, Audi A6 (R$ 270 mil) e BMW 530i (R$ 271 mil). Um carro perfeito? Ainda não: o freio de Estacionamento continua sendo acionado por meio de um pedal e solto por uma alavanca, um tanto primitivo para tanta tecnologia. Além disso, o cinto do passageiro quando solto bate na coluna, fazendo barulho em pisos irregulares. Tolerável em qualquer carro, mas imperdoável em um Mercedes, ícone de tecnologia e silêncio ao rodar. Apesar destes pequenos detalhes, o novo E é uma referência mundial de sedã.