15/10/2024 - 10:34
Nesta terça-feira, 15, a Mitsubishi apresentou uma série especial para o Eclipse Cross chamada de “Motorsports”. A configuração comemora os 30 anos da divisão de rally da marca japonesa.
Baseado na versão topo de linha do SUV, a HPE-S S-AWC, ela tem tração 4×4 e apelo aventureiro. Limitado a apenas 100 unidades, o modelo é vendido por R$ 228.990.
Trata-se do primeiro veículo da história da Mitsubishi no Brasil a contar com a participação dos clientes da marca na escolha de seu design. Para isso, houve uma votação online que contou com a adesão de mais de 850 participantes.
+ Como é o Mitsubishi Pajero Sport, que custa mais de R$ 400 mil comprado por Giovanna Ewbank
+ Mitsubishi Pajero Sport Legend Black: confira como é o modelo mais luxuoso da marca
Visual
O visual adota carroceria pintada na cor exclusiva cinza “Concrete Spot” e o uso de acabamentos em preto fosco presentes no para-choques traseiro e dianteiro. As molduras das caixas de roda criam um contraste para reforçar o espírito off-road da versão.
As rodas são em aro 18 de liga-leve, calçadas com pneus ATR 225/55 R18. Há um rack de teto transversal de estilo “WingBar” da marca Thule, junto com adesivos Motorsports que remetem à série especial, presente nas portas dianteiras, que se unem a outros adesivos comemorativos aos 30 anos do Rally Motorsports aplicados na coluna B e vidro traseiro.
Por dentro, o Eclipse recebeu detalhes na cor preto brilhante e plaqueta exclusiva aplicada no painel.
Motorização
A série especial é equipada conta o motor 4B40 MIVEC Turbo, que desenvolve 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O trem de força está associado à transmissão automática INVECS-III CVT com sistema sequencial Sport Mode com oito marchas e opção de trocas por meio de haletas.
São três modos de condução: Auto, Snow e Gravel, dependendo das condições de cada tipo de terreno.
Segurança
O modelo tem o pacote de tecnologia “MiTEC”, com diversos sistemas inteligentes de segurança ativa e passiva. Veja a lista abaixo:
- BSW (Blind Spot Warning) – Aviso sonoro e de luz nos espelhos retrovisores indicando região de ponto cego.
- UMS (Ultrasonic Miss acceleration Mitigation System) – Sistema de prevenção de aceleração involuntária, que reduz as chances e o perigo de atingir obstáculos a até quatro metros, na frente ou atrás do veículo.
- RCTA (Rear Cross Traffic Alert) – Sistema de aviso de tráfego traseiro, que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em marcha a ré.
- Speed Limiter – Limita uma velocidade pré-estabelecida pelo motorista.
- ASC (Active Stability Control) – Controle ativo de estabilidade, evitando escorregamento em curvas.
- ATC (Active Traction Control) – Controle Ativo de Tração, atua em pisos de baixa aderência ou em situações de aceleração brusca.
- ACC (Adaptative Cruise Control) – Piloto automático adaptativo de nova geração, que diminui e acompanha automaticamente a velocidade do veículo à frente.
- FCM (Forward Collision Mitigation) – Sistema de frenagem autônoma, que ajuda a prevenir colisões frontais identificando veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar.
- LDW (Lane Departure Warning) – Aviso de saída de faixa de rolamento.
- AHB (Auto High Beam) – Acionamento automático do farol alto, liga e desliga automaticamente as luzes altas para não ofuscar a visão de condutores na direção oposta e/ou a frente.
Mercado
O Eclipse Cross Motorsports está em produção na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO) e será comercializado em breve nas 121 concessionárias Mitsubishi pelo Brasil.