Eis a nova Strada!

Para completar a total reformulação da família Palio, a Fiat acaba de apresentar a quarta geração de sua picape, Strada. Assim como MOTOR SHOW havia noticiado na edição de julho, a principal novidade no modelo é a implementação do sistema Locker, um bloqueio que impede que o diferencial jogue todo o torque enviado pelo motor para a roda que está com menos aderência. De funcionamento idêntico ao da Palio Weekend, esse sistema só pode ser acionado com o carro parado e depois de 15 km/h é desligado automaticamente.

A Strada Adventure, única da linha a receber o Locker, possui apenas a opção de carroceria com cabine estendida e está disponível somente com o motor 1.8 de 114 cv (álcool). Ainda completam o pacote a nova suspensão com amortecedores Powershock desenvolvidos pela Cofap, que possuem molas internas para limitação da rolagem da carroceria nas curvas sem comprometer o conforto.

Com o bloqueio do diferencial, o modelo está mais apto a aventuras fora do asfalto


Visualmente, as surpresas ficaram na parte traseira, já que a frente recebeu as mesmas linhas da Palio Weekend e do Siena. As lanternas estão maiores e parecem se prolongar para a tampa da caçamba. Mas trata-se apenas de um adereço estético. Para dar mais funcionalidade à picape, a marca transformou a tampa traseira em uma peça removível com chave. Um novo roll bar integrado às barras laterais no teto, além de auxiliar no transporte de carga, deu à Adventure um estilo mais radical. Para completar o visual, a Strada 2009 ganhou novas calotas e rodas.

Por dentro, a picapinha recebeu painel igual ao do resto da família Palio. Na Adventure, a bússola e o inclinômetro (longitudinal e transversal) dão um caráter ainda mais desbravador ao habitáculo. Outras mudanças ficaram a cargo dos novos tecidos de acabamento e cores e de alguns porta-objetos.

Assim como na linha da Palio Weekend, com a chegada da aventureira versão Adventure Locker, a antiga configuração Adventure, com pára-lamas plásticos e visual de off-road leve, virou Strada Trekking e a carroceria anterior continua à venda como Strada Fire.

A linha 2009 da Strada chega às concessionárias em sete versões. A Fire, disponível com cabines estendida e simples, tem apenas a opção do motor 1.4 de 81 cv (com álcool). A versão que oferece mais opções de configuração é a Trekking, que pode vir com motor 1.4 de 86 cv (quando abastecida com álcool) ou 1.8 e nas carrocerias com cabine estendida ou simples. Quem optar pela Adventure Locker não terá muita escolha: só cabine estendida e motor 1.8. Alguns modelos têm novos itens opcionais, como a possibilidade de acrescentar fixação do estepe no interior da cabine nas versões Trekking 1.4 e 1.8 estendida, e o kit de segurança HSD (High Safety Drive) composto por ABS e duplo air-bag, que pode equipar tanto a versão Trekking como a Adventure.

Se as vendas da nova picape subirem como as da Palio Weekend, a Strada deve disparar ainda mais na liderança do segmento.

A antiga Adventure agora é Trekking, destinada ao consumidor que quer um visual off-road, mas não vai para o barro

Por dentro, novos tecidos, porta-objetos e um painel como o da Palio Weekend Adventure, com bússola e inclinômetro

SHARE
Artigo anteriorSerra da Bocaina
Próximo artigoAgora, um legítimo fiat