Trabalhar com segredos é de grande valor para nosso leitor, mas arriscado. Nossas fontes estão dentro da indústria, e não podem se identificar. Na maioria das vezes, as informações são “quentes” e corretas – nosso leitor fiel está aí para comprovar. No caso do sedã do Fit, fomos a primeira publicação a dar a notícia, com exclusividade e em primeira mão, de que o modelo seria lançado aqui. Informação correta, depois repetida por outros meios de comunicação. E, embora não tivéssemos imagens do carro – elas não existiam –, demos o mais importante, a informação de que o novo sedã chegaria ao mercado com a plataforma do Fit. Usamos primeiro também a expressão “mini-Civic”, considerando que o design poderia não seguir as linhas do Fit – e sim do sedã maior. Dito e feito: nas imagens oficiais, divulgadas após o fechamento da edição passada, vê-se, na verdade, uma mistura de Civic e Accord. Também estávamos corretos quanto a sua fabricação, que será na Argentina – mas a fábrica não ficou pronta, e o carro chega aqui apenas em setembro do ano que vem, e não em dezembro deste ano: são sete meses a mais de espera. Com bom porta-malas, de 506 litros, o preço deve ficar na casa dos R$ 55 mil, acima do novo Fit monovolume. Deve vir, de série, com ABS, air bag, CD…

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Nem o painel, acima, é igual ao do Fit. O objetivo é desvincular um carro do outro, apesar de compartilharem plataforma e mecânica

Se a marca fizesse uma versão “pelada”, poderia competir numa faixa mais baixa de preços. Mas deve mirar diretamente no Polo Sedan que, equipado, sai por mais de R$ 50 mil, e nas versões “top de linha” de Siena, Fiesta e companhia. O motor será o novo 1.5 16V i-VTEC do monovolume, também flex, com potência de 116 cv (substitui o VTEC atual – a letra “i”, na frente, significa “inteligente” – mais detalhes na matéria do Fit monovolume, nas páginas anteriores). O uso do também novo 1.4 i-VTEC (que substitui o i-DSI), de 101 cv, é provável, mas não confirmado. O câmbio será manual ou automático de cinco velocidades – em alguns mercados com trocas no volante – e o CVT sai de linha. Por enquanto, aprecie as imagens oficiais da marca… Qualquer novidade, avisamos!

Flávio R. Silveira