O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, afirmou na manhã desta sexta-feira (7), em coletiva de imprensa, que a crise dos chips, na qual afeta o mercado automotivo, vai persistir no próximo ano.

“Em 2023 também teremos problemas com semicondutores. A expectativa é que comece a ter um sinal melhor a partir do segundo semestre do próximo ano”.

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A associação também afirma que, com a redução das paralisações nas fábricas, o terceiro trimestre registrou o melhor desempenho do ano, com 665 mil unidades montadas – 11,6% a mais que no trimestre anterior.

No entanto, o nono mês do ano teve duas paralisações em fábricas nacionais. “Nós temos situações que requerem um olhar atento para a falta de semicondutores. Ainda é a nossa maior limitação em relação a produção. Quando a gente fala que duas fábricas pararam, as outras que não pararam tiveram problemas graves de produção”.

Produção em números

A produção da indústria (que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) apresentou alta de 19,3% – foram 207,8 mil unidades em setembro de 2022 ante 174,1 mil unidades do mesmo período do ano passado.

Em relação ao mês anterior, houve uma redução de 12,7%. “A queda que houve foi apenas em função dos dias de produção de agosto comparado a setembro, que é um mês menor e ainda com feriado”.

No acumulado do ano até setembro, a alta é de 6,3% em relação ao ano passado (1,756 milhão x 1,653 milhão).

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