Nos últimos dias, a Neta Auto vem dando sinais que está próxima a deixar o Brasil. Tanto o site quanto a página no Instagram da marca chinesa estão fora do ar.

Agora, a MOTOR SHOW apurou que a Neta conta apenas com uma concessionária em operação, em vez de duas. A loja Novos Tempos em Juazeiro-BA foi desativada, restando apenas a Potenza, no Rio de Janeiro-RJ.

Dos quase 700 veículos em estoque, restaram apenas 300 unidades. Mais da metade da frota teria sido negociada para outros países.

No entanto, o escritório da marca segue na Avenida Paulista. Além disso, oficialmente, a Neta permanece com o discurso da nota emitida há pouco tempo atrás e diz que as vendas dos modelos Aya e X ocorrem normalmente.

“A equipe de gestão da Neta, na matriz, está atualmente concluindo um processo de reorganização liderado pelo governo chinês, o qual não impactará as atividades internacionais. Ressaltamos que a produção de veículos será retomada em breve, e o mercado brasileiro continuará sendo abastecido com novas unidades ainda em 2025.”

A Neta no Brasil comercializou 59 carros no país em 2025 – 34 unidades do Aya e 25 do X –, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Ela chegou ao mercado brasileiro no ano passado.

Falência

A Zhejiang Hozon New Energy Automobile, mais conhecida como Hozon Auto, proprietária da marca chinesa de veículos elétricos Neta, entrou oficialmente em processo de falência, segundo a emissora estatal chinesa CCTV e divulgado pela agência Reuters.

De acordo com a plataforma nacional de divulgação de falências corporativas da China, um credor entrou com uma petição de falência contra a empresa em maio. Várias lojas Neta em Xangai foram fechadas.

Neta Aya, X e GT
Neta Aya, X e GT – Crédito: Divulgação

+ Nova chinesa no Brasil: Neta confirma data para início das vendas
+ Geely EX5 já chegou ao Brasil; saiba mais sobre o SUV elétrico

‘Período de reformas’

Em abril, a marca emitiu um comunicado oficial e admitiu um “período de reformas” da matriz, assim como “ajustes organizacionais”.

“Em primeiro lugar, admitimos o período de reformas da matriz da Neta e ajustes organizacionais importantes, mas a empresa estava sempre pensando nas possíveis soluções para essas questões para garantir a continuidade e crescimento da operação. Agora, estamos próximos de anunciar que a Neta conta com novos investimentos e está no caminho da recuperação passo a passo. A Neta continuará operando e crescendo em seus mercados no exterior, chamado de ‘overseas’”, disse o CEO da Hozon New Energy, Fang Yunzhou, à época.

Ainda segundo o executivo, o Brasil seria a prioridade máxima de “overseas” da marca, o que não ocorre.

Neta X
Neta X – Crédito: Divulgação

Carros vendidos no Brasil

Atualmente, a Neta conta com dois modelos à venda no mercado nacional, o Aya (a partir de R$ 133.900) e o X (a partir de R$ 209.900). O esportivo GT veio ao Brasil com as outras duas opções, entretanto não é mais comercializado.

Neta Aya

Neta Aya
Neta Aya – Crédito: Divulgação

O Neta Aya é o modelo de entrada da marca por aqui e é comercializado nas versões Comfort e Luxury. O SUV elétrico mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e tem 2,42 m de distância entre-eixos. O volume total do porta-malas é de 335 litros

Ele tem tração dianteira e é equipado com motor elétrico de 95 cv e torque de 15,3 kgfm. O conjunto permite uma aceleração 0 a 100 km/h em 12 segundos.

Sua bateria de 40,7 kWh garante alcance de 263 km segundo as regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

Neta X

Neta X
Neta X – Crédito: Divulgação

O Neta X, por sua vez, é um SUV elétrico de porte médio, comercializado nas versões 500 e 500 Luxury.

Com 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos, o veículo conta com 508 litros no porta-malas.

Em todas as suas versões, o NETA X tem tração dianteira, potência máxima de 163 cv e torque de 21,4 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos.

Sua bateria conta com capacidade de 64,14 kW/h, o que resulta em um alcance de 317 km (PBEV).