04/12/2024 - 12:34
A nova geração do Chevrolet Equinox está entre nós, chegou com várias mudanças e deixou o carro até R$ 41.290 mais caro. Mas o que o SUV médio agregou para encarar concorrentes como o Jeep Compass?
O que parece é que o fabricante está disposto a pegar uma faixa mais “refinada” do segmento. As configurações topo do Compass, como a Overland e Blackhawk (veja a avaliação aqui), por exemplo, saem por R$ 266.990 e R$ 285.590, enquanto o Equinox chega em duas versões. Aqui, sai a Premier e entra a inédita Activ, e segue a RS – ambas saem a partir de R$ 267.000.
RS 2024: R$ 225.710 – RS 2025: R$ 267.000
Premier 2024: R$ 247.650 – Active 2025: R$ 267.000
A diferença entre elas está no perfil, uma aventureira e outra esportiva, com grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada opção.
As duas contam com tração integral de série, e compartilham também novidades como: conectividade 5G, assistentes avançados de segurança e direção, pacote premium de itens de conforto e nova configuração mecânica.
+ Novo Chevrolet Equinox elétrico entra em pré-venda por R$ 419.000; veja como é
+ Avaliação: Chevrolet Blazer EV RS honra o passado pelo nome?
Fita métrica
A marca diz que “o modelo continua se destacando dos rivais diretos pela superioridade nas dimensões e pelo seu ‘size impression’, expressão atribuída a um automóvel que chama a atenção pelo seu porte e presença.”
Na fita métrica, ele está maior, mais largo e mais alto. Agora, são 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura, ante os antigos 4.652 mm (c), 1.843 mm (l) e 1.697 mm (a). O entre-eixos, por sua vez, foi de 2.725 mm para 2,730 mm. O porta-malas segue com 468 litros.
Motorização
Em relação à motorização, o Equinox é equipado com o motor 1.5 turbo a gasolina recalibrado, que ficou 5 cv mais potente, para desenvolver 177 cv e 28 kgfm de torque, acoplado em uma transmissão que agora é de oito marchas, em vez de seis velocidades. O Compass Overland/Blackhawk tem motor 2.0 que gera 272 cv de potência e 40 kgfm de torque, para citar.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,3 segundos, quase 7% mais rápido que o modelo anterior. A média de consumo se manteve, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro.
Agora dá para fazer trocas de marcha manualmente por meio de aletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road.
Outra novidade é o sistema Auto Hold, para manter o automóvel parado automaticamente após o condutor liberar o freio, sem a necessidade de manter pressionado o pedal o tempo todo.
A tração (AWD) integral inteligente foi projetada para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência, oferecendo maior estabilidade e controle, especialmente em condições adversas, como lama ou pisos escorregadios, diz a Chevrolet.
Visual
O visual 2025 está em linha com o design atualizado da marca, como visto no conjunto óptico bipartido, com a parte superior afilada. A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. As lanternas têm assinatura de led em formato de “Y” – assim como os atuais SUVs globais da Chevrolet.
Por dentro estão o quadro de instrumentos configurável de 11” e o multimídia MyLink de 11,3”, com sistema OnStar 5G, compatível com Android Auto/Apple Car Play e Google built-in nativos.
As forrações do painel e dos encostos de braços passam a ser “soft touch”. Há comandos para o ar-condicionado (dual zone) e do console central.
Há ainda um sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido.
Assistentes de direção
Em relação aos assistentes de direção, o Equinox 2025 adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.
Em relação a comodidades, o usuário conta com sistema de abertura da tampa traseira por sensor de proximidade e atualização remota de sistemas eletrônicos.
Mercado
Há cinco opções de cores para a carroceria: Verde Cacti (exclusivo Activ), Vermelho Radiant (exclusivo RS), Branco Abalone, Preto Ouro Negro e Prata Shark.
Cada configuração tem a sua personalidade e acabamentos. Veja abaixo.
Activ
Como destaques, a Activ tem:
- Câmeras de visão 360º;
- Rodas de 19″;
- Espelho retrovisor com projeção em vídeo;
- Interior com acabamentos premium nas cores preta e bege;
- Alerta traseiro de detecção de pedestres com frenagem de emergência.
RS
A RS agrega:
- Rodas aro 20″ com acabamentos exclusivos RS;
- Acabamentos internos exclusivos com detalhes em vermelho;
- Traços exclusivos na grade frontal e na insígnia RS, além de detalhes em preto;
- Teto na cor preta.