NISSAN PATHFINDER SE R$ 162.440

Com o intuito de dar uma incrementada nas vendas da Pathfinder aqui no Brasil, a Nissan lançou a versão SE, que se diferencia da configuração de luxo, LE, por alguns detalhes de acabamento, como a parte inferior do pára-choque em preto, o painel mais simples, os bancos em tecido com regulagens manuais, e o CD player com apenas quatro alto-falantes. A redução de preço chegou a 9% na versão a gasolina. Sendo assim, o preço sugerido pela montadora para a opção V6 4.0 é de R$ 162.440. Já para o modelo a diesel, com motor 2.5 de 174 cv, o preço recomendado é R$ 166.990.

A estratégia de preço deve levar o utilitário a um novo patamar no mercado, pois se há alguma palavra que traduza de modo geral a Pathfinder é “imponência”. Além de ter grande porte, com até sete lugares, seu desempenho também é exagerado.

O painel é quase igual ao da nova Frontier, sua irmã de plataforma. Abaixo, o controle da tração, que pode ser traseira, automática, 4×4 ou reduzida

Na versão a gasolina, que MOTOR SHOW avaliou, os 269 cv de potência e 39,3 kgfm de força se fazem presentes imediatamente ao comando do pedal direito. Por isso, ter um pé muito pesado acaba sendo um tanto arriscado, principalmente na hora de manobras mais delicadas, como ao estacionar. As respostas do acelerador são bastante rápidas e bruscas.

Com esse reposicionamento de preço, a Pathfinder brigará de frente com Hyunda Vera Cruz, Land Rover Discovery3, Mitsubishi Pajero Full e Toyota Hilux SW4. Não será uma tarefa fácil, mas, pesando todos os pontos positivos (desempenho, espaço, conforto e valentia), o utilitário japonês tem muito potencial para desbravar novos mercados. A Nissan já está bem armada nessa disputa, mas a escolha fica toda a cargo do cliente, que, sem dúvida nenhuma, foi o maior beneficiado com essa novidade.