Em time que está ganhando se mexe? Sim, se mexe, e muito. É por causa dessa filosofia que a Fiat está na liderança do segmento de picapes pequenas desde 2001. A montadora italiana tomou o primeiro lugar da Volkswagen quando dotou a picape Strada de cabine estendida. De lá para cá foram várias outras mexidas (como o lançamento da cabine  dupla), que deram ao veículo da Fiat 48% do segmento em 2012, com 117.412 unidades vendidas, contra 27% da Volkswagen Saveiro (66.436) e 20% da Chevrolet Montana (48.474). Em 2013, a vantagem está ainda maior: 51% para a Strada (95.777), 29% para a Saveiro (53.585) e 18% para a Montana (34.559) nas vendas acumuladas de janeiro a setembro.

E não é que a Fiat surpreendeu de novo? Ela acaba de lançar a linha Strada 2014, que traz como grande novidade uma terceira porta nas versões de cabine dupla. Além disso, as três carrocerias passaram por modificações visuais na lateral e na traseira. Com três conifgurações de cabine e três motores diferentes (1.4, 1.6 e 1.8), a Strada é de longe a picape derivada de carro compacto que oferece a maior versatilidade da categoria. A Fiat demonstra que não quer abrir mão de nenhum ponto percentual de um mercado que somou 242.635 veículos em 2012 e que já atingiu 187.839 unidades vendidas neste ano.

Fizemos um test-drive de quase 300 quilômetros com a nova Strada de três portas, na versão Adventure 1.8, entre o Rio de Janeiro e Ibitipoca, Minas Gerais, passando por estradas de calçamento, asfalto, pista dupla, serra, montanha, piso de terra, grama e até riachos. Embora a Strada 2014 tenha ganhado 300 novos componentes de design e engenharia, seu comportamento dinâmico foi mantido – por isso, demonstrou o bom desempenho que já esperávamos dela. Poderia ter sido um pouco mais macia nos trechos de terra com pedras e buracos se estivesse montada em pneus de uso misto, mas o carro que avaliamos estava com pneus normais. Na hora da compra, você pode optar por um ou por outro, dependendo do tipo de piso que vai utilizar mais.

Visualmente, houve mudanças na cabine simples (altura da caçamba), na cabine estendida (janela maior) e na cabine dupla (linha de cintura mais alta, traseira mais robusta, novos conjuntos óticos e, claro, a terceira porta no lado direito). “A nova Strada Cabine Dupla é um híbrido, pois é metade carro, metade veículo comercial”, diz Claudio Demaria, diretor de desenvolvimento da Fiat. Aliás, a palavra que define a Strada é versatilidade. A lateral foi completamente modificada, ganhando novas molduras para as caixas de rodas. A caçamba cresceu 80 milímetros, proporcionando maior capacidade de carga nas três versões. A cabine dupla passou de 580 para 680 litros, a cabine estendida foi de 800 para 910 litros e a cabine simples saiu de 1.100 para 1.220 litros.

A Fiat Strada é a primeira picape do mundo a contar com uma terceira porta de abertura reversa. Com isso, a área de acesso ao veículo passou de meio metro para um metro quadrado. Nos anos 50 do século passado, muitos carros de quatro portas contavam com abertura reversa na traseira, mas sofriam com problemas, pois às vezes o vento era suficiente para abrir as portas de trás. Na Strada isso não pode acontecer, pois a terceira porta só abre se a porta dianteira direita também estiver aberta. Nesse caso, a maçaneta permite abri-la sendo movimentada para dentro ou para fora. O sistema é muito simples de usar e no espaço da traseira cabem dois adultos. Segundo a Fiat, o carro passou por 600 mil horas de engenharia e design, e 160 veículos passaram por um teste em um milhão de quilômetros. Houve reforço estrutural no teto e na parte de baixo no lado direito da picape.

A Strada Adventure 2014 ganhou novas rodas de liga leve de aro16, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do tanque de combustível e novo quadro de instrumentos. O sistema Locker (para transpor trechos de lama) está disponível nas versões Trekking e Adventure. Já o câmbio automatizado Dualogic Plus (com apenas uma embreagem, o que causa alguns transtornos) vem só na Adventure. Uma nova cor (vermelha opulence) foi acrescentada no catálogo, embora a mais vendida seja a cinza. Veja os preços na tabela ao lado.

Os motores são conhecidos: 1.4 Fire de 86 cv, 1.6 E-torQ de 117 cv e 1.8 E-torQ de 132 cv. Segundo Carlos Eugênio Dutra, diretor de planejamento e estratégia de produto, a Fiat considerou a possibilidade de fazer quatro portas, mas acabou optando só pela terceira porta traseira, do lado direito, porque é a mais utilizada e para não encarecer o preço final das versões de cabine dupla. Aliás, vale dizer que foi a Fiat quem lançou o segmento de picapes pequenas no Brasil, no já distante ano de 1978, com o modelo 147 Picape. Dez anos depois, a Fiat lançou a Fiorino, já derivada do Uno. Era um período dominado pela Ford Pampa e pela Volkswagen Saveiro. Em 1995, surgiu a Fiorino Trekking, com suspensão mais alta e eixo traseiro “Omega”, que faz um “U” e permite a utilização do veículo em estradas de terra com as faixas de rodagem muito baixas em relação ao terreno. A Strada só foi lançada em 1998, derivada do Fiat Palio, e foi a primeira a vir equipada com airbag e freios com ABS. O grande salto do modelo aconteceu em 1999, com o surgimento da cabine estendida, que passou a responder por 50% de suas vendas. Já no ano seguinte, a Fiat ganhou a liderança que mantém até hoje. Em 2001, veio a Strada Adventure, cuja grande novidade era um quebra-mato de aço na dianteira. Em 2008, a versão Adventure ganhou sistema Locker, ficou mais alta e passou a utilizar pneus maiores. Finalmente, em 2010 veio a carroceria com cabine dupla. E chegou causando! Hoje a cabine dupla responde por 50% do mix da Strada, com 35% para a cabine simples e 15% para a cabine estendida.

A Strada 2014 inaugura na família Fiat uma nova linha de acessórios de fábrica, a Mopar, que equipa modelos da Chrysler nos Estados Unidos. Só para a Strada existem 40 acessórios. Dois se destacam: um extensor de caçamba que se transforma em rampa e permite carregar uma moto média na cabine dupla, e uma central multimídia com tela sensível ao toque que contém navegador, rádio/CD player, DVD e até televisão ao vivo. Viu como mexer em time que está ganhando também vale a pena?