09/06/2021 - 14:58
Braço de mobilidade urbana da Embraer, a Eve Urban Air Mobility anunciou a formação de uma parceria com a operadora de helicópteros brasileira Helisul Aviation, com o objetivo de fornecer até 50 aeronaves eVTOL (aviões elétricos de pequeno porte, com capacidade de pouso e decolagem verticais) a partir de 2026.
+ Carro voador elétrico Aska já está disponível em pré-venda
+ Toyota aposta em start-up com projeto de táxi voador
+ Lexus apresenta moto voadora em conceito de veículos lunares
+ NeXt é o carro autônomo voador da Boeing
O contrato é mais um passo da parceria entre as duas empresas, que nos últimos anos trabalham em conjunto para o desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea urbana usando a infraestrutura para táxi aéreo existente no Brasil. Antes da entrega dos eVTOL, a Helisul e a Eve vão utilizar helicópteros para validar parâmetros que poderão ser aplicados às futuras operações desses táxis voadores, que serão empregados em viagens aéreas de curta distância.
O eVTOL da Eve fez o seu primeiro voo como um modelo de engenharia em junho do ano passado, que foi seguido quatro meses depois por um voo de uma versão em escala reduzida da aeronave real. Confira abaixo.
No início deste mês, a empresa já havia anunciado a assinatura de um contrato para oferecer 200 do táxis voadores para a Halo, que pretende operar as aeronaves em serviços de mobilidade aérea no Reino Unido e Estados Unidos.
Mais na Motor Show
+ Quanto custa manter o Renault Kwid até os 120.000 km
+ Caoa Chery Tiggo 3X Turbo tem condição especial de financiamento em junho
+ Veja quais foram os 10 carros usados mais negociados em maio
+ Teste rápido: VW Taos não empolga, mas convence
+ Comparativos históricos (2013): Honda Civic vs. Chevrolet Cruze e Toyota Corolla
+ Ford Maverick e mais 4 carros que eram bem diferentes no passado