Com o crescimento nas ofertas de veículos elétricos e as normas de emissões de poluentes que ficam cada vez mais rígidas, os motores a combustão parecem estar condenados à extinção nos próximos anos. Mas a startup alemã MWI promete dar uma sobrevida aos propulsores tradicionais, com um sistema que utiliza microondas para fazer a ignição.

Com o uso de microondas, a empresa afirma que é possível reduzir o consumo de combustível em até 30%, sem perda de desempenho. Já em emissões, é possível esperar uma redução de 15% na emissão de CO2 (dióxido de carbono) apenas com a redução no consumo. Outro efeito do uso de microondas seria permitir o uso de qualquer tipo de combustível em um mesmo motor, desde os derivados do petróleo até o etanol e o biodiesel.

Tendo como um dos investidores o ex-CEO da Porsche Wendelin Wiedeking, a startup busca agora um comprador ou um parceiro para investir no projeto. De acordo com o site Automotive News Europe, a MWI iniciou ainda conversações com montadoras na China e na Coreia do Sul.