Fabricado no Brasil entre 1962 e 2001, o Toyota Bandeirante era uma versão local do japonês Land Cruiser FJ40, utilitário que até hoje é reverenciado pelos fãs de veículos utilitários em todo o mundo. E uma empresa dos Estados Unidos se especializou em restaurar unidades do clássico Toyota, unindo a carroceria original a um acabamento interno mais sofisticado e um conjunto mecânico mais atual.

Esta é a proposta da FJ Company, com sede em Miami, no estado da Flórida. A empresa oferece o Land Cruiser FJ40 em três configurações (com chassi longo ou curto), todas elas personalizadas de acordo com o pedido do cliente: o Classic conserva a mecânica original, mas recebe um ar-condicionado e novo sistema de som, enquanto o Sport recebe um motor a gasolina de seis cilindros em linha e 210 cv (do Land Cruiser dos anos 1990), faróis de LED e interior mais sofisticado, com novos bancos e painel digital.

Já o topo de linha é o Signature, que traz basicamente apenas a carroceria e o chassi do carro original. O motor é um 4.0 V6 a gasolina de 240 cv, que vem acompanhado de suspensão e freios preparados e interior luxuoso com bancos esportivos Recaro, som premium e um console central com um iPad integrado.

Mesmo em sua versão mais acessível, esses Land Cruisers restaurados e modificados não são nada baratos. O Classic parte de US$ 120 mil (cerca de R$ 451.400), podendo chegar a US$ 200 mil (R$ 752 mil) em um Signature.

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