23/07/2021 - 15:50
Por mais inofensivas que possam parecer, as bitucas são extremamente nocivas para o meio-ambiente, por conta das substâncias tóxicas existentes no produto. Pensando nisso, os holandeses Edwin Bos e Martijn Lukaart desenvolveram o BeachBot, um veículo autônomo programado para recolher restos de cigarro em praias.
+ Uber cobra o equivalente a R$ 2.300 por corrida de 2,8 km; entenda
+ Pedreiros encontram carro de corrida enterrado em quintal de casa
+ Câmera flagra explosão de caminhão-tanque em rodovia; veja o vídeo
+ Câmera flagra momento em que carro explode no meio do trânsito; veja o vídeo
Com o tamanho aproximado de um carrinho de bebê, o BeachBot usa as suas câmeras baseadas em inteligência artificial para se guiar e identificar e recolher as bitucas. O desenvolvimento do sistema e a produção do protótipo foram feitos pela TechTics (a empresa criada pela dupla) em parceria com a Universidade Técnica de Delft.
Para funcionar, o computador precisa ser alimentado com milhares de fotos de restos de cigarro. Com a ajuda da Microsoft, a companhia alimentou o robô até o momento com 200 imagens em vários estados. A meta é chegar a 2.000.
Apesar da base de dados do BeachBot ainda ser relativamente pequena, em setembro passado, o robô passou com sucesso em seu primeiro teste na praia de Scheveningen (Países Baixos), recolhendo 10 bitucas em 30 minutos. A bateria garante atualmente uma autonomia máxima de 1h.
Outra avaliação deverá acontecer este ano, também durante o verão na Europa. Está nos planos da TechTics a construção de dois robôs designados apenas para fazer a varredura da praia, transmitindo os dados para o robô coletor.
Mais na Motor Show
+ Veja os 5 carros 0 km que mais subiram de preço em junho
+ Porsche 928 guiado por Tom Cruise em filme dos anos 1980 vai a leilão
+ Locadoras vão comprar 400 mil carros a menos em 2021
+ Avaliação: Fiat Toro Turbo anda bem, mas ainda bebe muito
+ Hyundai libera imagens oficiais do novo Creta 2022
+ Rali de carros antigos irá reunir 25 clássicos em viagem de 1.200 km