Encontro marcado pelo Google Maps

Novo recurso do Google Maps deixa compartilhar sua localização exata com os amigos em tempo real

Já recomendamos aqui o Glympse, um app para smartphones que ajuda a encontrar amigos no mapa em tempo real. Há outros aplicativos similares, especificamente desenvolvidos para isso, mas agora nem é preciso mais instalar um deles – o próprio Google Maps, parte do sistema Android e disponível para iOS, incorporou em sua última atualização o recurso “compartilhar local”, que faz exatamente a mesma coisa.


A utilização é bastante simples. No menu principal, basta escolher “compartilhar local” e depois selecionar o tempo de duração – um número determinado de horas ou até você cancelar a função. Depois você seleciona as pessoas que quer deixar verem sua localização e pode mandar mensagens por SMS com um link para que elas o acompanhem (mesmo que não o faça, uma mensagem é automaticamente enviada por e-mail para as pessoas escolhidas e uma notificação do app aparece na tela do smartphone delas).

Depois que você compartilha seu local, sua imagem do Google+ aparece em um balão no mapa marcando onde você está (também se pode compartilhar a viagem, caso esteja usando o navegador: ele mostra a estimativa de chegada ao destino). A precisão vai depender do sinal de GPS, mas normalmente o erro é de poucos metros – permitindo que o app seja usado não só para localizar caronas ou outro carro na estrada, mas até para encontrar amigos a pé em um show ou em parques. Quando alguém compartilha a localização com você, há a opção de só observar a pessoa ou retribuir o gesto, compartilhando sua localização de volta.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel