O Audi A3 Sedan é um carro muito bem posicionado nesta nova versão 1.4 TSFI Attraction. Custa 100 paus. Por esse dinheiro, é difícil encontrar um sedã com a mecânica, a qualidade, a segurança e o status desse Audi. Para quem se apaixonou pelo A3 Sedan 1.8, de 180 cv, mas não se sentiu atraído pelo custo inicial de R$ 118.200 (ou R$ 133.200 com shift paddles), a versão 1.4 pode ser comprada por R$ 99.900 (com shift paddles) ou até por R$ 94.800, com o excelente câmbio automatizado de sete marchas de dupla embreagem, mas sem as borboletas para trocas no volante. Esse motor 1.4 TFSI (turbo com injeção direta de combustível) entrega 122 cv e tem potência especí ca de 87,4 cv/l. Há uma perda considerável em relação aos 100,1 cv/l do 1.8 TSFI, mas, com a autonomia de 10 km/l na cidade, ele tem um alcance de 500 quilômetros. Na estrada, porém, o motor 1.8 consome bem menos – faz 14 km/l, contra 11,5 km/l do 1.4. 

Em termos de custo-benefício, o A3 Sedan 1.4 sem as borboletas é mais atraente. A nal, são R$ 5.100 de diferença. Com esse dinheiro, dá para colocar o teto solar panorâmico (R$ 5.200) ou para pagar metade de um dos outros dois opcionais: rádio MMI plus com navegador (R$ 9.900) ou pacote style (R$ 10.000), que inclui sensores de luz e de chuva, teto solar panorâmico, retrovisor interno antiofuscante automático e sensor de estacionamento traseiro. 

O comportamento dinâmico do A3 Sedan com esse motor 1.4 é digno de nota. Só mesmo quem está acostumado com o motor 1.8 ou com um carro bem mais potente irá estranhar. Sua aceleração 0-100 km/h é feita em menos de 10 segundos e, com as sete marchas, a velocidade sobe gradativamente sem solavancos e permite rodar a 120 km/h sem castigar o motor. Para quem precisa de alta velocidade em determinadas ocasiões, ele chega a 212 km/h. A posição de dirigir é excelente, bem como o acesso a todos os comandos e a leitura dos marcadores de velocidade e giros do motor. Os marcadores de gasolina e de temperatura do motor são ruins de ler. Nesses itens, a Audi optou pela beleza no lugar da praticidade. Já o rádio é facílimo de usar. Aliás, as únicas diferenças entre o A3 Sedan de R$ 99.900 e o de R$ 94.800 estão no sistema de áudio e no volante multifuncional com borboletas. 

Apesar de ser uma boa compra em sua categoria, o A3 Sedan ocupa apenas a 15ª posição no ranking dos sedãs médios, com 201 vendas de janeiro a abril (1,2% de participação). Esse número pode melhorar com a chegada das versões mais baratas. E com certeza vai se multiplicar bastante quando esse modelo começar a ser produzido na fábrica da Audi em São José dos Pinhais (PR). O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2015, quando se espera que o A3 Sedan 1.4 nacional passe a custar cerca de R$ 85.000.