Entenda como a nova lei de trânsito pode afetar o seguro automóvel

0
600
Entenda como a Nova Lei de Trânsito pode afetar o seguro automóvel
Entenda como a Nova Lei de Trânsito pode afetar o seguro automóvel

A Lei Federal nº 14.071/2020, que entrou em vigor no último dia 12 e alterou diversos pontos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), pode impactar no processo de adesão e vigência do seguro automóvel.

+Nova lei quer aumentar distância entre pedágios
+Cinco infrações no Código de Trânsito que quase ninguém se lembra
+O que muda para motos no Novo Código de Trânsito
Novo Código de Trânsito entra em vigor dia 12; mudanças


A avaliação é do diretor auto, massificados e analytics da seguradora HDI, Marcelo Moura, que avalia que as mudanças podem ser benéficas tanto para os segurados quanto para as seguradoras. “Observamos que a Nova Lei de Trânsito aborda pontos que estão diretamente ligados aos hábitos e às obrigações do motorista com a sua documentação. Com isso, as seguradoras podem considerar utilizar na precificação informações das infrações de trânsito dos clientes. O que pode trazer mais uma mudança positiva no comportamento dos motoristas, visando vantagens no seguro automóvel”, avalia o executivo.

Entre os itens que a norma abrange, estão temas como aumento do limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), alteração da validade da CNH, mudanças no transporte de crianças, multa ao parar em ciclovias e obrigatoriedade do recall, por exemplo.

Em relação à mobilidade, o executivo o executivo acredita que as novas tendências de deslocamento, como o aumento do uso de bicicletas, podem ser beneficiadas com a novidade. “Com a modificação nos itens que aplicam multas ao motorista que parar o carro em ciclovia ou ciclofaixa e, também, ao condutor que não reduzir a velocidade de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar um ciclista, observamos um estímulo ao respeito e à boa convivência entre todos”, destaca.

Mais na Motor Show

+Licenciamento de 2020 em MG será obrigatório só a partir de julho
+Virtus e Polo 2022 ganham nova central multimídia VW Play
+Hyundai HB20 2022 vira carro conectado, mas sem internet a bordo
+Carro voador elétrico Aska já está disponível em pré-venda
+Como funcionam os pneus que rodam sem ar
+Avaliação: por menos de R$ 60 mil, Hyundai HB20 1.0 é uma pechincha