Há dois anos no mercado, e recheado com itens de série, o Nissan Tiida SL aos poucos ganha mercado e deixa os proprietários cada vez mais satisfeitos. O que os faz tão felizes não é o design, que não é uma unanimidade, mas outras qualidades do modelo japonês produzido no México. A versão 2010, apresentada com a grade dianteira modificada – um design que permanece igual até hoje – é comercializada no mercado de usados por cerca de R$ 42 mil, e pode ser uma opção interessante para sua garagem. Bem equipado, o hatch tem direção elétrica, piloto automático, ar-condicionado e um bom sistema de som de série, entre outros itens.

Apesar de não ser ainda exatamente um sucesso de vendas, os proprietários entrevistados mostraramse entusiasmados com o carro. “Ele é muito bonito. É meu terceiro modelo da marca, e o que chama a atenção é o conforto. O isolamento acústico é outro diferencial. Meu carro está com 44 mil quilômetros e nunca tive problemas”, elogia a proprietária Maria Carneiro. Por outro lado, ela reclama dos preços das revisões: “Na de 40 mil quilômetros, liguei para quatro concessionárias e a variação de preço foi enorme, indo de R$ 122 a R$ 800; o preço deveria ser tabelado.”

Seu motor 1.8 é flex e moderno, com comando variável, até 126 cv de potência e ótimos 19,7 kgfm de torque. Uma unidade que garante bom desempenho e retomadas rápidas. O câmbio automático, apesar de ter apenas quatro marchas, proporciona trocas sem trancos. “O carro é muito macio ao rodar. A troca de marchas é suave e sua retomada rápida e confiável”, aponta o proprietário Paulo Aloe. 

Apesar das qualidades, o consumo do modelo parece ter privilegiado a gasolina. Com ela é bom, mas com etanol é alvo de reclamações. Na cidade, o consumo real com esse combustível, seguindo os padrões do Inmetro, é de apenas 5,3 km/l. Para o proprietário Eber Reis, não compensa usar o derivado da cana. Mesmo assim, ele elogia o custo-beneficio do modelo.“O carro é muito bom e não dá manutenção. Ele é completo e o preço do seguro está dentro da média. É uma ótima opção no segmento”, comenta.

Em média com 40 mil km rodados, o Nissan Tiida SL 2010 é uma boa alternativa de carro seminovo. E ainda dá para aproveitar o finalzinho da garantia de três anos concedido pela montadora. No momento da compra, verifique ainda o estado dos pneus – muitos proprietários apontam um desgaste prematuro.