01/02/2011 - 0:00
EMISSÃO DE CO2 162 g/km
MÉDIA COM ETANOL = ZERO
SANDERO PRIV. 2008 R$ 29.937 FIPE / MOTOR SHOW
Manutenção baixa
Desvalorização média
Seguro baixo
Ao adquirir um carro, os consumidores costumam procurar um modelo que ofereça o maior número de qualidades pelo menor preço possível – o conhecido custo/benefício. Apostando nisso, a Renault desenvolveu o Logan, com tamanho de sedã médio e preço de sedã de entrada. Aproveitando sua plataforma, a marca lançou em 2007 o Sandero que, além de manter as boas características e o espaço de seu irmão, ganhou um design mais atraente. Os números comprovam que a montadora estava certa: hoje eles são os dois modelos mais vendidos da marca.
Se zero-quilômetro ele já é um bom negócio, no mercado de usados é melhor ainda. O modelo Privilège 1.6 8V 2008, que vinha de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos (todos), travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura e retrovisores elétricos, hoje custa (Fipe/MOTOR SHOW) R$ 29.937 – preço equivalente ao Sandero zero-quilômetro em sua versão mais simples com motor 1.0.
O compacto francês agrada quando o assunto é conforto: todos os proprietários consultados citaram essa como a principal característica do modelo “Meu Sandero é muito confortável, o espaço para as pernas atrás é impressionante”, a rma Bruno Cebukin, dono de um desde 2008. Danielle Laureano, outra proprietária, diz que “precisava de um carro com um bom porta-malas, e o Sandero foi a melhor opção dentro desse segmento”. Ela só se incomodou com a direção: “A única coisa que estranhei foi a direção hidráulica, um pouco pesada. Mas isso é questão de costume.” Se o amplo espaço ele herdou do Logan, o mesmo ocorreu com o acabamento espartano (apesar de aprimorado, ainda é muito simples). Este é seu maior defeito, segundo o proprietário José Gomes. “O acabamento interno deixa a desejar, pois é muito simples e exagera no uso de plásticos.”
Para José Pedro Freitas, o estepe debaixo do portamalas ca muito vulnerável e pode ser roubado. Mas ele está feliz com a compra: “O Sandero só me traz alegria: anda muito bem tanto na estrada quanto na cidade e é extremamente econômico. Fiz uma ótima escolha!”
Os mecânicos consultados a rmaram que o carro não possui problemas crônicos, mas deve-se veri car se todas as revisões foram feitas devidamente, pois , dependendo de quando a unidade foi comprada, pode continuar coberta pela garantia de fábrica (de três anos). O mecânico Ricardo Gonçalves, da o cina Start, em São Paulo, aconselha também “veri car a correia dentada, pois ela pode dar uma noção do desgaste do motor.”
O acabamento interno espartano é compensado pelo grande espaço interno, imbatível em sua faixa de preço e por sua boa dirigibilidade
Pelo mesmo preço
VW Golf 2.0 Aut. 2005 R$ 29.849
Ele tem motor mais potente e é automático, porém já tem seis anos de uso, só queima gasolina. Seu entre-eixos é menor e seu porta-malas leva dez litros a menos. Além disso, o Volks deve mudar ainda este ano, o que poderá provocar desvalorização.
Chevrolet Meriva Joy 1.8 2006 R$ 29.063
Ela também é mais potente e oferece maior espaço interno, mas em 2006 ainda não possuía a opção de motor ex. Seu design está ultrapassado (deve mudar este ano) e, com esta motorização, é bem criticada pelo alto consumo de combustível.
Chery Face 1.3 16v 0km R$ 31.783
O chinês é zero-quilômetro e já vem de fábrica muito bem equipado, inclusive com airbags e ABS. Mas seu espaço interno é bem menor, o acabamento também deixa a desejar e a Chery ainda não tem muitas concessionárias no Brasil (mas já está até construindo sua primeira fábrica aqui).
GOSTO…
“Precisava de um
carro com um bom
porta-malas, e o
Sandero foi a melhor
opção dentro desse
segmento”
Danielle Laureano,
proprietária
NÃO GOSTO…
“O acabamento
interno deixa a
desejar, pois é
muito simples e
exagera no uso
de plásticos”
José Gomes,
proprietário
MERCADO
Sua desvalorizacão
anual (4,99%) pode
ser considerada
média, comparada
com a de seus
maiores rivais, Fiat
Punto (12,5%) e
VW Fox (2,83%)