Ele nunca foi um carro bonito, mas sempre vendeu bem. A explicação para isso está na ponta da língua de qualquer proprietário: o Doblò é um carro muito versátil. As portas de correr facilitam o acesso, os bancos extras no porta-malas se prendem à lateral quando desocupados, o habitáculo tem espaço de sobra para a criançada, a posição de dirigir é elevada, há uma infinidade de porta-objetos…

Mas, depois de sete anos de mercado, já estava mais do que na hora de evoluir. E foi o que aconteceu na linha 2010. Para atender os consumidores, que exigiam mais jovialidade, o utilitário ganhou as linhas do modelo vendido na Europa desde 2008 e que já está, inclusive, prestes a ser reestilizado. De novo mesmo, só a versão Adventure, desenvolvida pelos designers brasileiros.

 

O interior segue o estilo do europeu e o espaço interno é excepcional. Seu porta-malas tem capacidade para 665 litros de bagagem e acesso fácil, por meio das portas laterais corrediças

Além das mudanças externas, que beneficiaram faróis, para-choques, grade dianteira, luzes auxiliares, lateral, lanterna e tampa do portamalas na versão aventureira, o Doblò está mais refi nado internamente. Os assentos têm novo revestimento e o banco traseiro foi reprojetado para mais conforto. Muitas partes em que a lataria fi cava aparente receberam cobertura, para deixá-lo mais distante de um utilitário e mais próximo de um carro de passeio, inclusive com a adoção de novo quadro de instrumentos, além de bússola e inclinômetro na Adventure.

 

Atualmente vendido apenas com motor 1.8, o Doblò agora retorna ao começo de sua história, quando era equipado também com motor Fire 1.3, e volta a ter uma motorização de entrada. O propulsor 1.4 que equipa Palio e Punto pode vir em uma versão básica com direção hidráulica (e portas corrediças, agora de série por R$ 48.950) – e, segundo a marca, deverá ser procurada por frotistas – ou na ELX, que incorpora ar e o sexto banco suplementar (de série em todas as demais versões).

Quem não se contentar com o desempenho modesto (0 a 100 km/h em 15,5 segundos e máxima de 151 km/h), pode continuar apostando na unidade 1.8 de 114 cv de origem GM, já que o novo Doblò não traz o também novo motor 1.9 de 132 cv da Fiat. Nesse caso, as opções são o HLX ou o Adventure, que, apesar de ser a mais equipada da gama e custar cerca de R$ 60 mil, fica devendo airbags, ABS, CD com MP3, banco traseiro bipartido e o sétimo assento, oferecidos como opcionais. Por cerca de R$ 50 mil, seu principal concorrente, o Kangoo Sportway, oferece todos esses itens, com exceção dos bancos extras.