Na edição de março do ano passado, comparamos os SUV alemães de luxo Audi Q7 e BMW X5 Sport com este VW Touareg V8. De lá para cá, quase nada mudou nesses carros. No segmento, ainda são oferecidas opções semelhantes em porte e luxo, como o Mercedes ML 500 e o Range Rover, e outras menos sofisticadas, como o Grand Cherokee Overland.

A conclusão daquele comparativo pode ser repetida aqui: o Touareg é o que oferece melhor custo-benefício. Assim como o Q7, tem suspensão pneumática com regulagem de altura e rigidez, troca de marchas no volante e sistema que dispensa a chave (desde que ela esteja no bolso) para abrir e ligar o carro.

Assim como os rivais, tem um poderoso V8 com potência na casa dos 350 cv, tração integral, faróis direcionais. E ele ainda oferece bloqueio do diferencial central e reduzida, embora tenha lugar para cinco passageiros, e não sete, como os rivais.

Tem também o interessante piloto automático adaptativo que detecta carros adiante e reduz a velocidade. Quando o carro sai da frente, ele acelera de novo, sozinho.

No lado negativo está o consumo (na cidade, é difícil passar dos 4 km/l), que, no entanto, está bem próximo do dos concorrentes – uma emissão de mais 300 g/km de CO2. Vendido por R$ 250 mil (R$ 80 mil a R$ 100 mil menos que os rivais), o Touareg só não vende mais por conta da sede por status que o consumidor deste tipo de carro deseja e, por isso, paga mais pelas grifes Audi, Mercedes, BMW ou Land Rover. Esquecendo esse detalhe, o Touareg é uma compra mais inteligente.

VW TOUAREG V8

R$ 249.622