A chegada da Saveiro volta a esquentar a briga de mercado no segmento de picapes pequenas. A líder até então era a Strada, que tinha uma larga folga de 4.300 unidades (fechamento do mês de outubro) em relação à Saveiro.

A picape da Fiat se beneficiava de uma concorrência desatualizada que não oferecia a desejada cabine estendida. Saveiro e Montana, até agora, vinham na sequência, disputando entre si a segunda colocação, sempre com poucas unidades de diferença.

Para se ter noção, no fechamento do mês de outubro, a vantagem da picape da Volkswagen foi de apenas três unidades. Quase um empate. A nova Saveiro tem como objetivo resgatar a preferência do consumidor (roubada pela Strada logo depois de seu lançamento) e tem na cabine estendida uma arma poderosa.

Faz tempo que este tipo de veículo deixou de ser apenas um carro comercial e conquistou o gosto dos motoristas, principalmente o público mais jovem. Mas só agora que a marca italiana lançou uma cabine dupla é que a Volkswagen passou a disponibilizar a cabine estendida e a Montana ainda não oferece o benefício, ignorando as necessidades de um consumidor específico, que usa sua picape como um automóvel. Isso deverá afetar suas vendas.

Se a Saveiro está um passo atrás da Strada por não ter a cabine dupla, sua quinta geração tem atributos suficientes para minimizar essa desvantagem. O desempenho é mais ágil e empolgante, assim como a estabilidade.

A Strada, que é a picape com mais apelo off-road neste comparativo, tem uma suspensão macia demais e não oferece muita sensação de segurança quando se fazem curvas mais ousadas. Já a Montana também não faz feio no asfalto, porém seu motor 1.4 não surpreende diante do 1.6 da Volks.

Mesmo tendo boa parte de suas vendas voltadas ao consumidor que usa o carro para passeio, no caso das picapinhas o fator custo/benefício é bem valorizado. Isso porque, em geral, o comprador desse tipo de veículo está ascendendo de segmentos de entrada, como os modelos 1.0.

Nas tabelas desta matéria é possível ter uma prévia de todos os custos que envolvem a compra e a manutenção da Saveiro e de suas principais concorrentes. Os modelos escolhidos para a análise foram Saveiro Trooper Cabine Estendida, que apesar de ter seu preço sugerido em R$ 38.990 já aparece na tabela Fipe/MOTOR SHOW por mais de R$ 43 mil, a Strada Trekking Cabine Estendida (R$ 38.226-Fipe) e a Montana Conquest 1.4 (R$ 31.460-Fipe).

No caso da picape da Volks, a versão que você vê nestas páginas é a mais completa, diferente das outras duas picapinhas.

SEGURO MONTANA

MELHOR PERFIL R$ 1.268,34 PIOR PERFIL R$ 3.141,40 FRANQUIA R$ 1.953,00

A Montana não tem cabine estendida mas oferece um espaço, ainda que pequeno, atrás dos bancos. É a mais pobre em itens de série e acabamento (até porque é a mais barata), mas tem bom comportamento no asfalto

Porém, mesmo sendo a top de linha, de série ela traz apenas direção hidráulica, assim como a Strada (as rodas de liga leve são opcionais). Já na Montana, até pela diferença de preço, não é de surpreender que o equipamento seja um opcional. Nos três modelos, se o cliente quiser ar-condicionado e trio elétrico também terá que pagar pelos itens de conforto.

SEGURO SAVEIRO

MELHOR PERFIL R$ 1.278,98 PIOR PERFIL R$ 3.086,25 FRANQUIA R$ 1.745,00

Se a intenção é rodar na cidade, a Saveiro oferece o melhor conjunto. Suspensões firmes e motor esperto. Por dentro, poucos itens de conforto e bom espaço para cargas

Em contrapartida, a Montana tem peças mais baratas do que suas concorrentes. O único item cotado nas revendas Chevrolet que apresentou um valor bem acima do das outras picapinhas foi o farol direito, que custa R$ 728, enquanto o da Saveiro sai por R$ 390 e o da Strada, R$ 422.

No resto, ou o preço da Montana fica bem próximo ou é mais barato que o das concorrentes. Somando todos os valores cotados, a economia que se faz nas peças da Montana, comparada a da Strada, é de R$ 307. Já em relação à Saveiro, a diferença é ainda maior: R$ 671.

SEGURO STRADA

MELHOR PERFIL R$ 1.461,57 PIOR PERFIL R$ 3.410,44 FRANQUIA R$ 2.106,00

Líder no segmento, a Strada tem o pacote de itens de série mais recheado. O visual “off-road” combina com sua tocada, mais adaptada à terra. O motor 1.4 não oferece um desempenho brilhante

A Saveiro tem as peças mais caras, mas suas revisões custam menos. Em preço de seguro todas se equiparam

A Montana tem maior capacidade de carga (1.143 litros) que suas concorrentes, mas não dispõe da comodidade da cabine estendida. Na Saveiro (734 litros) e na Strada (800 litros), as bagagens menores podem ser acomodadas nesse espaço extra, atrás dos bancos

Com as peças mais baratas é de estranhar que o valor das revisões da Montana seja mais alto do que o de suas rivais. Mas é isso mesmo o que acontece. Com duas revisões previstas para os primeiros 20 mil quilômetros – uma a cada dez mil quilômetros – o proprietário da picape Chevrolet gastará R$ 670 só para trocar óleo, filtros de óleo, ar e combustível e fazer o alinhamento e o balanceamento (se necessário) e na segunda revisar a suspensão.

Por incrível que pareça, nesta comparação os papéis se invertem e a Saveiro foi o modelo que apresentou os menores valores. As duas revisões da novidade da Volks saem por apenas R$ 330. Em cada uma delas é trocado o óleo, os filtros de óleo e combustível e o anel de vedação.

Mesmo trocando mais itens, a diferença de valor da Montana para Strada e Saveiro não se justifica. E, nesse caso, a boa fama da Volkswagen, em relação à manutenção barata se comprova em números. O segmento de picapinhas aguarda boas novidades para 2010. A picape do Peugeot 207 (antecipada por MOTOR SHOW em dezembro de 2008) já está pronta e provavelmente chegará aos consumidores no primeiro semestre do ano que vem.

Outra previsão é a reestilização ou até a substituição da Montana pela picape da família Viva. Um segmento tão pouco movimentado nos últimos anos deve receber uma boa injeção de ânimo nos próximos meses. Pior para a Strada, que nadava de braçada. Melhor para o consumidor, que terá mais opção de escolha.