A Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) aprovou o sistema de estacionamento autônomo, desenvolvido pela Mercedes-Benz e a Bosch, para uso na garagem P6 (administrada pela APCOA) no Aeroporto de Stuttgart, Alemanha.

As empresas afirmam que esse será o primeiro estacionamento sem motorista do mundo utilizando o nível SAE 4 oficialmente aprovado para uso comercial.

+ Mercedes acelera em novo filme de Avatar, que conta até com conceito
+ Ônibus da Mercedes da Copa de 1974 tinha cinzeiro e torneira de cerveja
+ Impressões: EQA, EQB e EQC são o novo trio elétrico da Mercedes

Como vai funcionar?

No Aeroporto de Stuttgart, o condutor poderá sair do veículo e enviá-lo para uma vaga de estacionamento pré-reservada acessando um aplicativo. Posteriormente, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma.

“Todo processo é possível em função da interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch instalada no parque de estacionamento e a tecnologia da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch na garagem monitoram o corredor e arredores, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo”, explicam as companhias.

A tecnologia presente nos veículos consegue converter as informações que recebem da infraestrutura em manobras. Eles poderão até mesmo subir e descer rampas entre os andares do estacionamento.

Se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo, o veículo freia e para completamente com segurança. Somente quando a rota estiver livre, ele continua seu caminho.

As empresas vão colocar gradualmente o serviço em prática no aeroporto. A partir do dia da sua entrada em funcionamento, os primeiros clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022, equipados com o serviço “Intelligent Park Pilot” integrado ao Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão use a função no estacionamento P6.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ IPVA 2023: calculadora mostra quanto você vai pagar no imposto; acesse
+ Prepare o bolso: IPVA vai ficar 10% mais caro em 2023, diz especialista
+ Produção de veículos em 2022 vai superar a do ano passado, diz Anfavea
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Jeep faz recall de Renegade, Compass e Commander; veja os detalhes
+ IPVA PCD: Estado de SP estende prazo para pedidos de isenção
+ Chevrolet Montana: lote inicial da picape está esgotado
+ Fórmula 1 confirma 6 corridas sprint para 2023, incluindo o GP de SP
+ Avaliação: O que joga a favor e contra no Volkswagen Nivus
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Pioneer lança três subwoofers, de 8, 10 e 12 polegadas; conheça
+ Licenciamento em SP: pagamento para placa final 0 vence em dezembro
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ MPF entra com ação contra a Jeep por 22 problemas no Compass
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Avaliação: Hyundai Ioniq 5, um elétrico incrível, é verdadeira revolução coreana
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)