Estados atrasam adesão ao SNE e motoristas perdem desconto em multas

A demora afeta motoristas, que deixam de ter os benefícios previstos com a plataforma

0
708
A partir da próxima segunda-feira dia 15, a Estapar passa a ser única empresa autorizada a vender créditos de estacionamento para a nova Zona Azul de SP
A demora afeta motoristas, que deixam de ter os benefícios previstos com a plataforma

Apesar da adesão ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) ser obrigatória desde 12 de abril, 11 estados brasileiros ainda não aderiram ao sistema criado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

+ Dez multas que fazem você perder a CNH
+ Veja quais multas de trânsito podem ser convertidas em advertência
+ Multa a pedestre e ciclista: as novas leis que vêm aí
+ Desconto de 40% em multa será obrigatório; como pedir?


É o que aponta um levantamento realizado pelo portal R7. A demora afeta motoristas, que deixam de ter os benefícios previstos com a plataforma. Integrada ao aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), o proprietário do veículo é comunicado eletronicamente sobre as notificações de autuação, de responsabilidade de órgãos autuadores optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica.

O proprietário pode visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento. Com isso, é oferecido a possibilidade de pagar a infração com 40% de desconto. Além disso, por meio do SNE, o usuário pode solicitar o documento com código de barras da infração ou apenas copiar o código para o pagamento.

No entanto, segundo a reportagem, ao menos 11 Estados ainda não aderiram ao SNE – mesmo com a implementação das mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Entre eles estão: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Piauí, Tocantins, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Amapá.

Ainda de acordo com o R7, a assessoria de imprensa do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) informou que não está desrespeitando a lei porque a notificação por meio eletrônico já está disponível nos aplicativos do Poupatempo e do próprio Detran-SP, inclusive a possibilidade de pagamento da multa por 60% do seu valor.

Mais na Motor Show

+ Youtuber legaliza carro elétrico infantil para rodar em vias públicas; confira o vídeo
+ Lykan HyperSport de Velozes e Furiosos 7 vai a leilão
+ Veja 5 carros veteranos que ainda fazem sucesso no mercado de usados
+ Novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback entram em pré-venda no Brasil
+ Toro da Chevrolet? GM confirma produção de nova picape no Brasil
+ Dicas para usar melhor o câmbio automático do seu carro