Este é Graham, o homem preparado para sobreviver a acidentes

0
4202

O australiano Graham tem um talento único. É o único ‘homem’ preparado para suportar um acidente de trânsito sem depender de airbags ou do cinto de segurança. O choque visual é grande, mas logo vem o alívio. Ele não passa de um manequim criado para uma campanha de segurança no trânsito.

O Transport Accident Comission — órgão responsável pela segurança viária no estado australiano de Victoria — resolveu unir um cirurgião, um especialista em acidentes e uma artista plástica para propor o seguinte desafio: mostrar como seria o ser humano caso seu corpo evoluísse para resistir a acidentes de trânsito.

Tudo em Graham foi pensado para reduzir as chances de danos internos devido à desaceleração de uma colisão. O pescoço sumiu, integrado a uma caixa craniana desproporcionalmente grande, recheada com um líquido capaz de absorver impactos. Pelo mesmo motivo, o nariz ganhou um formato achatado e as orelhas foram integradas a cabeça.


No tórax, o que parecem ser apenas bolsas de gordura funcionam na verdade como os airbags, soltando um líquido no momento da colisão. Também com o objetivo de reduzir o impacto das costelas com o interior do automóvel. Nas pernas, joelhos e os tornozelos ganharam novas articulações e ficaram flexíveis.

Graham será utilizado agora é projetos educacionais. No site do projeto é possível interagir com o ‘super-humano’.