PreviousNext

Não é só de supercarros que vive Gordon Murray. Homem por trás de máquinas como o McLaren F1 e o Mercedes-Benz SLR McLaren, o sul-africano projetou desta vez o GVT OX, um utilitário desenvolvido para ser simples, barato e fácil de manter.

Desenvolvido para a britânica Global Vehicle Trust, organização criada em 2011 com o objetivo de desenvolver veículos para países em desenvolvimento, o caminhão é simples ao extremo, com chapas e vidros retos, e chama atenção pelo vão livre em relação ao solo. Para permitir o uso em países com mão de direção inglesa ou na direita sem a necessidade de adaptações, o condutor fica na posição central da cabine, que tem capacidade para três passageiros.

Equipado com um motor 2.2 diesel de 100 cv (o mesmo usado no Ford Transit) e câmbio manual de cinco marchas, o OX tem capacidade de carga de 1,9 tonelada ou até 13 passageiros, em assentos montados nas laterais da carroceria.

Os planos do fabricante incluem a venda do utilitário em kits, que podem ser montados por apenas três trabalhadores capacitados em apenas 12 horas, sem a necessidade de uma linha de montagem. A companhia agora busca recursos para concluir a etapa de testes do OX antes de coloca-lo em produção.