Estes são os melhores e piores seminovos para comprar e vender

Toyota Rav-4 valorizou em 2020: veja melhores e piores seminovos para comprar e vender
Toyota Rav-4 valorizou em 2020: veja melhores e piores seminovos para comprar e vender

A paralisação das montadoras por conta da pandemia do coronavírus aqueceu o mercado de carros usados. Com a economia devagar e o distanciamento social, a compra e venda de carros ganhou força: seja para aqueles que optaram pelo carro para evitar o transporte público, seja para aqueles que decidiram se livrar do carro que ficou parado na garagem. Para ajudar, a MOTOR SHOW publica a lista com os melhores e piores seminovos para comprar e vender.

A Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de carros novos e usados, vem acompanhando a variação de preços de veículos novos, seminovos e usados, mensalmente, por meio do Monitor de Variação de Preços. Esta pesquisa de melhores e piores seminovos para comprar e vender, com volume de centenas de milhares de dados coletados por semana, confirma que existe um fenômeno elástico entre os fortes aumentos de preços de carros 0 km que testemunhamos em 2020 e a consequente valorização de modelos seminovos, sobretudo os de ano modelo mais recente, puxada por este movimento.

Não à toa, nesta lista dos melhores e piores seminovos para comprar e vender, ou seja, os carros que menos desvalorizaram entre o Preço 0 km KBB de janeiro e o Preço de Revendedor KBB de dezembro deste ano – considerando apenas os veículos que cumpriram estes 12 meses de mercado e com ano modelo 2020 – o top 10 dos que seriam os “menos” desvalorizados, na verdade, tornaram-se os mais valorizados.

Conforme as tabelas dos melhores e piores seminovos para comprar e vender abaixo mostram, o Toyota RAV-4 2020 seminovo, por exemplo, é vendido em dezembro, segundo o preço praticado pelos lojistas, com média de 12,47% de valorização em relação ao Preço 0 km KBB de janeiro. Ou seja: ele é vendido seminovo, em média, mais caro do que seu preço original 0 km do começo do ano.

Veja abaixo a tabela com melhores e piores seminovos para comprar e vender

10 carros modelo 2020 mais valorizados – Preço 0 km KBB em janeiro de 2020 x Preço de Revendedor KBB em dezembro de 2020

Modelo 

Variação 

Toyota RAV-4 

12,47%

Mercedes-AMG GT 

8,52%

BMW M2 

7,38%

Mercedes-AMG G 63 

7,23%

Mercedes-Benz GLE 

6,58%

Volkswagen Tiguan Allspace 

6,16%

Mercedes-Benz Classe A Sedan 

5,95%

Mercedes-AMG C 63 

5,49%

Audi Q3 

3,37%

Land Rover Range Rover Vogue 

2,70%

 

A tabela também evidencia que este fenômeno é mais comum entre os modelos premium importados, uma vez que só o RAV-4 e o Volkswagen Tiguan Allspace configuram entre os seminovos que mais valorizaram nos últimos 12 meses, de acordo com os preços de revenda em lojas.

Contudo, na outra ponta da tabela, os 10 carros que mais desvalorizaram neste ano também são quase todos pertencentes a marcas premium. O destaque negativo fica por conta do Jaguar XF, revendido pelos lojistas, em média, com -24,6% de desvalorização em comparação com seu Preço 0 km KBB de janeiro.

10 carros modelo 2020 mais desvalorizados – Preço 0 km KBB em janeiro de 2020 x Preço de Revendedor KBB em dezembro de 2020

Modelo 

Variação 

BMW Série 7

-15,99%

Mercedes-Benz Classe E 

-16,19%

Mercedes-Benz Classe S 

-16,47%

Mercedes-AMG CLA 45 

-18,50%

Audi A3 Sedan 

-19,32%

Suzuki Jimny Sierra 

-20,29%

Citroën C4 Lounge 

-20,88%

Audi A6 

-21,16%

Fiat Weekend 

-23,74%

Jaguar XF 

-24,60%

 

A seleção estudada para esta pauta só levou em conta os automóveis e picapes (excluindo, portanto, vans e furgões), com ano modelo 2020, vendidos como 0 km em janeiro deste ano.

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado.

Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel