13/05/2021 - 16:53
As crianças dos anos 1990 certamente vão se lembrar do jogo de corrida “Top Gear 3000”, do Super Nintendo. Um game de corrida futurista, que se passava em galáxias distantes e com carros elétricos que eram abastecidos pela própria pista. Pois este futuro intergaláctico está bem perto de virar realidade.
+ Veja dicas para prologar a vida da bateria do carro elétrico
+ Teste Rápido: 100% elétrico, Renault Zoe está mais rápido e bonito
+ Youtuber legaliza carro elétrico infantil para rodar em vias públicas; confira o vídeo
+ Uber vai criar carro elétrico barato para motoristas de app
É o que aponta um grupo de pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Eles trabalham atualmente em um projeto para a instalação de um sistema de recarga wireless nas rodovias do país. “Se você estiver ficando sem bateria, bastará você passar para a faixa de recarga. Ela será capaz de identificar os carros que trafegam por ela e depois enviar a conta”, comentou o professor de engenharia Khurram Afridi, um dos envolvidos no projeto, para a publicação Business Insider.
Ainda segundo Afridi, o projeto ainda está um pouco distante de se tornar realidade nos Estados Unidos, algo que deve começar a acontecer apenas dentro de cinco ou dez anos. Atualmente, já existem sistemas recarga wireless para baterias de carros, mas que são estáticos e restritos a uns poucos modelos, como o híbrido plug-in BMW 530e iPerformance.
A proposta certamente será aceita por muita gente que ainda reluta em migrar dos carros a combustão para os elétricos (ou que inclusive fez o caminho contrário) por conta de pontos como a baixa autonomia e a pequena infraestrutura para recarga de baterias.
A proposta dos pesquisadores americanos não é a única neste campo. Na Suécia, o governo do país europeu instalou — em parceria com a empresa israelense Electron — um sistema de recarga wireless em um trecho de 1,6 km de uma via pública da ilha de Gotland.
Ainda em fase experimental, o equipamento é voltado para veículos comerciais e, em janeiro deste ano, se mostrou capaz de carregar a bateria de um caminhão circulando a até 60 km/h. O próximo passo será a instalação do sistema em uma estrada com 30 km de extensão.
Mais na Motor Show
+ Nissan vai pagar até R$ 300 para quem fizer revisão em concessionária; saiba mais
+ Nova Honda Africa Twin estreia no Brasil a partir de R$ 70.490
+ Avaliação: Mercedes-AMG CLA 45 S tem o motor 2.0 mais potente do mundo
+ Mitsubishi Pajero Full se despede do Brasil com série especial
+ Conheça 5 mitos envolvendo a troca de óleo do motor
+ Confira o preço do seguro dos 10 carros mais vendidos em abril