Estrada do futuro vai carregar carros elétricos sem o uso de cabos
Estrada do futuro vai carregar carros elétricos sem o uso de cabos

As crianças dos anos 1990 certamente vão se lembrar do jogo de corrida “Top Gear 3000”, do Super Nintendo. Um game de corrida futurista, que se passava em galáxias distantes e com carros elétricos que eram abastecidos pela própria pista. Pois este futuro intergaláctico está bem perto de virar realidade.

+ Veja dicas para prologar a vida da bateria do carro elétrico
+ Teste Rápido: 100% elétrico, Renault Zoe está mais rápido e bonito
+ Youtuber legaliza carro elétrico infantil para rodar em vias públicas; confira o vídeo
+ Uber vai criar carro elétrico barato para motoristas de app

É o que aponta um grupo de pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Eles trabalham atualmente em um projeto para a instalação de um sistema de recarga wireless nas rodovias do país. “Se você estiver ficando sem bateria, bastará você passar para a faixa de recarga. Ela será capaz de identificar os carros que trafegam por ela e depois enviar a conta”, comentou o professor de engenharia Khurram Afridi, um dos envolvidos no projeto, para a publicação Business Insider.

Ainda segundo Afridi, o projeto ainda está um pouco distante de se tornar realidade nos Estados Unidos, algo que deve começar a acontecer apenas dentro de cinco ou dez anos. Atualmente, já existem sistemas recarga wireless para baterias de carros, mas que são estáticos e restritos a uns poucos modelos, como o híbrido plug-in BMW 530e iPerformance.

PreviousNext

A proposta certamente será aceita por muita gente que ainda reluta em migrar dos carros a combustão para os elétricos (ou que inclusive fez o caminho contrário) por conta de pontos como a baixa autonomia e a pequena infraestrutura para recarga de baterias.

A proposta dos pesquisadores americanos não é a única neste campo. Na Suécia, o governo do país europeu instalou — em parceria com a empresa israelense Electron — um sistema de recarga wireless em um trecho de 1,6 km de uma via pública da ilha de Gotland.

Ainda em fase experimental, o equipamento é voltado para veículos comerciais e, em janeiro deste ano, se mostrou capaz de carregar a bateria de um caminhão circulando a até 60 km/h. O próximo passo será a instalação do sistema em uma estrada com 30 km de extensão.

Mais na Motor Show

+ Nissan vai pagar até R$ 300 para quem fizer revisão em concessionária; saiba mais
+ Nova Honda Africa Twin estreia no Brasil a partir de R$ 70.490
+ Avaliação: Mercedes-AMG CLA 45 S tem o motor 2.0 mais potente do mundo
+ Mitsubishi Pajero Full se despede do Brasil com série especial
+ Conheça 5 mitos envolvendo a troca de óleo do motor
+ Confira o preço do seguro dos 10 carros mais vendidos em abril