21/06/2021 - 15:23
A Sumitomo Rubber, empresa que produz no Brasil os pneus das marcas Dunlop e Falken, realiza em conjunto com a Universidade de Kansai (Japão) um estudo para utilizar os pneus para gerar energia elétrica para os veículos.
+ Comissão da Câmara rejeita projeto que exige estepe idêntico aos pneus de rodagem
+ Como funcionam os pneus que rodam sem ar
+ Pneus: Tudo o que você sempre quis saber, mas sempre tinha vergonha de perguntar?
+ Michelin quer lançar pneus que rodam sem ar até 2024
Iniciado em 2019, a ideia do projeto é aproveitar a eletricidade estática produzida dentro de um pneu durante a rodagem. Rodando a 50 km/h, pneus experimentais ganharam um dispositivo integrado de geração de energia e produziram cerca de 800μW de potência, o que segundo a empresa é o suficiente para ativar um sensor externo e alcançar uma transmissão contínua.
A tecnologia segue em fase de testes. Atualmente, a vida limitada da bateria do sensor tem sido um dos maiores obstáculos para tornar a tecnologia uma realidade no mercado. Com isso, seria possível, por exemplo, alimentar de maneira independente monitores de pressão ou até outros sistemas do veículo.
Mais na Motor Show
+ Triumph oferece taxa zero para linha de motos da marca
+ Toyota Supra de “Velozes e Furiosos” é arrematado por US$ 550.000
+ Comparativos históricos (2011): Renault Duster vs. Ford EcoSport e VW CrossFox
+ Veja como um tanque da 2ª Guerra se tornou o caminhão de bombeiro mais extremo do mundo
+ Veja 5 dicas para cuidar da pintura do carro no inverno
+ Caoa Chery anuncia recall do Tiggo 2