Uma das principais figuras da história da Fórmula 1, Bernie Ecclestone se manifestou sobre as recentes declarações de Lewis Hamilton (Ferrari) envolvendo seu desempenho e sugeriu que o heptacampeão abandone as pistas antes de que “algo ruim” aconteça a ele.

Em seu discurso, o ex-dirigente fez uma avaliação sobre a nova geração e colocou o brasileiro Gabriel Bortoleto (Stake Sauber) como um dos substitutos à vaga do piloto britânico.

Em tom de desabafo, Hamilton disse após o treino classificatório para o Grande Prêmio da Hungria, no último sábado, que se sentia um “inútil e afirmou que a escuderia italiana deveria buscar um novo piloto”, após ficar em 12º no grid. No dia seguinte, ele finalizou a corrida fora da zona de pontuação permanecendo na metade do pelotão.

+ Brasileiro Rafael Câmara vence na Hungria e é campeão mundial de Fórmula 3
+ Pilotos, motor e patrocinadores: o que se sabe da estreia da Audi na F1

Aos 94 anos, Ecclestone deu força às autocríticas do britânico e colocou o paulista entre os destaques da nova geração de pilotos da categoria.

“Fico muito feliz por termos ajudado a família Bortoleto a entrar na F1. Esse garoto vale ouro. Lewis é muito talentoso, mas como muitas personalidades do esporte quando chegam ao topo, só há um caminho a seguir. É só para baixo. Ele está cansado e precisa de um descanso definitivo”, afirmou o ex-comandante da F-1 ao site “Autoracing”.

Novos pilotos brilham na análise de Ecclestone

Sobre possíveis nomes para ocupar a posição de Hamilton na Ferrari, o ex-chefão da modalidade elegeu duas promessas que vêm correspondendo nas pistas. Além de Bortoleto, ele também mencionou o piloto mais novo da Racing Bulls.

“Se pudesse roubá-lo, pegaria o Isack Hadjar. Ele se saiu muito bem no primeiro ano e é um cara ótimo. Também continuo elogiando o nosso amigo do Brasil [Bortoleto]. Ele é muito talentoso. Os dois também são sensatos”, declarou Ecclestone ao jornal inglês “Daily Mail”.

Na classificação do Mundial de Pilotos, a dupla já vem marcando presença na tabela — Hadjar aparece na 13ª posição com 22 pontos e Bortoleto é o 17º colocado, com 14. Na última prova, realizada no circuito de Hungaroring, o atleta da Sauber terminou o GP da Hungria em sexto lugar enquanto o rookie da RB finalizou no 11º posto.

Futuro de Hamilton na F1

hamilton
Lewis Hamilton no GP da Hungria em 3 de agosto de 2025 – Foto: REUTERS/Jakub Porzycki

Embora esteja enfrentando uma fase complexa, Hamilton explicou que pretende usar o tempo de férias para se recuperar e aprimorar suas habilidades no esporte. O atleta inglês disse que há “muitas coisas acontecendo nos bastidores” e que já está “ansioso” para voltar a correr após a pausa.

Além disso, o atual chefe da equipe italiana Fred Vasseur e o diretor executivo da Mercedes Toto Wolff consideraram que “Hamilton estava sendo Hamilton”, com o primeiro dizendo que o britânico está frustrado e não desmotivado. Wolff completou o apoio contando que o heptacampeão sempre usou seu coração, batendo em si mesmo por causa de seu desempenho constantemente em sua época na marca alemã.

Apesar das dúvidas legítimas sobre seu desempenho e a real possibilidade da conquista de um oitavo mundial, o esportista voltou a afirmar que segue focado em seus objetivos.

*Com informações de Reuters